Marketing Digital Construindo uma marca digital – primeiros passos

Construindo uma marca digital – primeiros passos

Por Evandro em 14 de novembro de 2012

Ter presença digital se tornou uma necessidade no mundo empresarial. Cada vez mais as empresas estão buscando maneiras para se destacar, conquistar e fidelizar clientes. Porém, nessa busca por reconhecimento, as empresas acabam não dando a devida atenção para as etapas básicas que devem ser percorridas para conseguir esse objetivo.

Diante disso, apresentarei uma série de posts sobre como construir uma marca digital. Nesta primeira etapa, o assunto abordado serão as questões que envolvem uma das melhores ferramentas de marketing, o web site.

Apresentação

Para criar uma marca digital, é preciso contar para as pessoas a sua história, sua missão, seus valores, o que você faz, quais são os seus diferenciais e oferecer um meio para que os interessados possam entrar em contato. Por isso, o primeiro passo para a construção de marca digital é ter um site.

Tenha um domínio exclusivo
Antes de criar o seu site, tenha em mente o nome do domínio, o seu endereço virtual. O domínio do site deve ser o nome da empresa, quando este não estiver disponível, procure um nome que associe a sua empresa. De nada adianta investir em site moderno e funcional, se o usuário não consegue se lembrar do endereço virtual da sua empresa.

Outro detalhe que deve ser levado em conta, é a terminação do domínio. Isto é, se a sua empresa é nacional, mas o domínio do site tem terminação .net, .com, registre a terminação .com.br. Os usuários brasileiros estão acostumados a pesquisar um site usando terminação .com.br. Além disso, registar domínios com as terminações mais usadas, oferece exclusividade à sua empresa e evita que o seu cliente potencial acesso o site do seu concorrente ou sites de outros genêros por engano.

Invista no layout do site
O visual do site é um fator determinante para cativar o cliente potencial e por isso, tenha em mente que só haverá uma oportunidade de apresentar o site. Caso o cliente goste do visual, com certeza ele irá navegar no site, ler as informações apresentadas, se increver para receber a newsletter, ou seja, o layout influencia a conversão no site.

Procure conhecer os trabalhos já realizados pela equipe de designers e verifique se os mesmos são criados para terem visualização satisfatórias em vários navegadores e resolução. O layout do site deve conquistar o seu público-alvo na primeira vez que o mesmo acessa o site, por isso, dê muita atenção à imagem que o site transmitirá ao cliente potencial.

Opte por sites dinâmicos, com conteúdo gerenciável
Juntamente com um layout personalizado, o site deve oferecer uma estrutura para gerenciar o conteúdo. A manutenção do site é essencial para construir a credibilidade da sua empresa na internet. Imagine que o seu potencial comprador acessa o site e encontra um produto que estava procurando e resolve ligar para obter mais informações sobre como comprar, como receber. Porém,
quando ele entra em contato com a empresa, é informado de que se trata de um produto que a empresa não vende mais.

Esse desencontro de informações, é desastroso para o seu negócio. A frustração de um potencial comprador gera um marketing negativo para a sua empresa, porque o mesmo vai compartilhar essa informação com os amigos, parentes e principalmente, nas redes sociais. Assim, tanto as pessoas que não conheciam a empresa, como as que tinham interesse em conhecer, ficarão com receio de que o mesmo ocorra com elas.

Atente para a usabilidade do site

Investir na usabilidade do site é contribuir para a satisfação do usuário. Portanto, o site deve ser fácil de navegar, não deve ter links quebrados, os textos devem ser breves e objetivos e principalmente, o site deve carregar rápido porque a demora faz com que o internauta perca o interesse em acessar o site. Além disso, a fonte deve ficar legível em qualquer resolução e navegador, as cores devem ser combinadas de forma harmônica. Enfim, o site deve facilitar ao máximo a navegação do usuário e informá-lo quando uma operação for realizada com sucesso ou não.

Garanta acessibilidade para os usuários

O usuário quando acessa um site, ele está a procura de conteúdo relevante, que atenda as suas necessidades naquele momento. Por isso, o site deve facilitar o consumo desse conteúdo ao máximo para que qualquer pessoa com algum tipo de dificuldade, seja ela visual, auditiva, tecnológica, possam visitar e interagir com o site.

Comente, sugira e participe: