Google Analytics Conheça as vantagens do Google Analytics para uma empresa

Conheça as vantagens do Google Analytics para uma empresa

Por Jaqueline Piva em 25 de junho de 2018

Hoje muitas empresas não entendem a necessidade de um acompanhamento sobre as métricas aplicadas em web sites ou lojas virtuais.

Não entendem a necessidade, mas fazem o uso de estratégias de vendas e marketing, que podem não funcionar ou fluir corretamente pela falta de acompanhamento quanto ao percurso e resultado da mesma.

Não é errado usar estratégias, pelo contrário sem elas não teria o que analisar e nem como sobreviver no mercado. Porém, se não analisadas, os investimentos serão perda de tempo. As pessoas não acompanham o desenvolvimento por falta de instrução ou falta de conhecimento do Google Analytics, por vezes conhece, mas não sabem usar.

 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta com versão gratuita de monitoramento e análises de sites, sendo a ferramenta mais utilizada no mundo quando o assunto é Web Analytics.

Dentro dele é possível monitorar perfis de visitantes do seu site, páginas mais acessadas, dispositivos usados, número de conversões e muitas outras informações.

Muitas questões simples como “Qual será a quantidade de pessoas que visitam o meu site diariamente? ” Podem ser respondidas se você estiver integrado como o Google Analytics.

Muitos investimentos são feitos em e-commerce para obter resultados sobre aumento de conversões, para capturar leads e clientes. Mas como as empresas analisam esses dados? Muitas vezes campanhas ou estratégias não dão certo por falta dessa análise.

 

Vantagens de usar o Google Analytics

Você criou estratégias, mudou o layout do seu site, fez promoções na sua página, criou landing pages, fez qualquer tipo de alteração ou criou botões de ação. Elas podem ser ótimas e funcionar, mas você pode avaliar isso se tiver o controle de tudo.

Com o Google Analytics, você pode ter o controle de quantas visitas teve no site, quais páginas foram acessadas, quais botões foram clicados.

Acompanha também o dia em que as pessoas mais interagem, o horário do dia, o que eles preferem e o que gera mais engajamento.

Desse modo fica fácil saber o que atrai mais clientes, qual é o horário de pico. Isso te dá o poder de direcionar corretamente as suas ações.

Métricas e indicadores

Mas por onde devo começar a fazer as análises? Primeiro de tudo avalie seu negócio e quais são os seus objetivos. As métricas medem o desempenho dos seus indicadores. Por exemplo, se você quer aumentar o número de leads, seu indicador deve medir quantas pessoas chegaram até a página de orçamento e quais chegaram até o fim.  Procure ferramentas que lhe mostrarão esses números.

Criar métricas e indicadores te direcionam a focar em objetivos. Dentro do Google Analytics tem como criar várias métricas, montar gráficos com diversas características de públicos.

 

Tipo de relatórios para análise

Com um clique você pode gerar relatórios que lhe mostrarão tudo o que o usuário faz no seu site.

Público – nesse relatório é possível analisar dados como quem acessou o site.  Informações demográficas, geográficas, dispositivos usados são informações que podem ser acessadas.

Aquisição – aqui é possível analisar como os usuários chegaram no site, a origem de onde vieram, de quais campanhas.

Comportamento – em comportamento você tem acesso a informações de que formao usuário interage no seu site.

 

Dentro de cada segmento desse você pode configurar o que quiser ver e montar gráficos e métricas para gerar relatórios personalizados.

Com base nessas informações, melhores campanhas podem ser feitas, com uma maior personalização. Pode-se mudar layout de página, estratégias de botões, horário de postagens.

Basta configurar o Analytics para ter essas informações me mãos, visto que sem elas, as estratégias não viram nada.

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