Dicas Comunicação Interna: como pode ajudar no sucesso de uma empresa

Comunicação Interna: como pode ajudar no sucesso de uma empresa

Por Jaqueline Piva em 18 de junho de 2018

As empresas se preocupam muito em comunicar-se com o seu público, seus clientes, em como mantê-los informados e como construir uma relação com eles. Dão tanta atenção (não que não seja importante) que alguns acabam se esquecendo da comunicação que antecede esse trajeto: a comunicação interna.

Comunicação que não é e não deve ser tratada como menos importante. Sem a prática de medidas que construam essa relação, nada do que for planejado depois disso, terá 100% de sucesso.

Uma empresa é construída por uma equipe. E só em dizer a palavra equipe, temos uma ideia do que isso deveria ser. Sabemos da dificuldade de crescer e se consolidar no mercado, principalmente no e-commerce, e a comunicação interna faz toda a diferença na hora de alcançar os objetivos.

 

O que é a comunicação interna

A comunicação interna é uma estratégia criada para atingir todos setores e funcionários de uma empresa, fazendo com que eles saibam de tudo o que acontece.

Isso significa deixá-los a par de todas as situações. De início e mais importante, essa comunicação serve para que todos saibam os objetivos da empresa, o propósito e seus valores. Hábito que integra essa cadeia da comunicação interna. Funcionários que entendem a missão de uma empresa, sabem o que devem dar de si e onde querem chegar.

Também é importante para que todos vistam a camisa da sua empresa. Isso só acontece quando a pessoa sabe o porquê ela está ali. E acredite, existem empresas que não fazem isso. Parece uma coisa simples, mas se alguém não sabe para o que contribui, ela não o fará com tanto zelo.

Parte desse processo, inclui informar funcionários das metas, dos resultados e dar feedback de suas contribuições. Todo mundo trabalha esperando um resultado, afim de saber como está indo. Aqui não importa se os números são bons ou ruins. O importante é fazer os colaboradores ficarem cientes da sua produtividade.

Compartilhar desses dados, transmite aos funcionários de que eles também são os donos daquilo pelo qual trabalham. Essas informações podem ser transmitidas em diferentes hierarquias. Tanto de superiores para funcionários, como pelo contrário.

Objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores em sintonia com os objetivos, causas, problemas, e o sucesso da empresa, todos alinhados e engajados com o mesmo propósito.

 

Comunicação Interna

 

Como fazer comunicação interna

É uma tarefa simples, mas que requer paciência e profissionalismo. Consiste em ser transparente, empático e interativo. Para colocar em prática essa estratégia, é preciso um planejamento. Não é apenas chegar comunicando seus funcionários e pronto. Da mesma forma que existe planejamento para as ações externas, as internas são tão importantes quanto. Comece conhecendo todos os seus funcionários.

Tenha uma comunicação clara. Seja transparente e simples. Se sua empresa ainda não tem, programe reuniões para discussões de assuntos relevantes.

Isso irá abrir um canal entre chefia e funcionários. Use esse momento para ouvi-los. Ter voz dentro da empresa, significa que a opinião de alguém é importante. Um lugar onde você pode ter participação ativa, incentiva as pessoas a procurarem melhorias. Se você não cria um canal para dar voz a equipe, eles mesmos darão conta disso, e talvez isso possa prejudicar os negócios.

Os canais para essa comunicação podem ser muitos, como reuniões, troca de e-mail, panfletos, murais informativos, canal de ouvidoria e outros – fica a critério – as reuniões formais são importantes, mas também aposte na informalidade. Encontros casuais de descontração são ótimos momentos para criar laços. Uma equipe unida e compostas por amigos, funcionam bem melhor.

Para finalizar, uma dica importante, reconheça o valor do funcionário para a empresa; isso os motiva. Um time unido funciona bem mais do que cada um por si.

As vantagens são muitas de estabelecer essa comunicação. Problemas podem ser resolvidos mais facilmente, a equipe trabalha em harmonia e sintonia, o respeito um pelo outro cresce, elimina as fofocas e conversinhas paralelas, além de principalmente, aumentar o desempenho e a produtividade da equipe.

 

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