E-commerce Como vender e ganhar mais clientes no Marketplace

Como vender e ganhar mais clientes no Marketplace

Por Jaqueline Piva em 27 de novembro de 2018

Fazer parte de um Marketplace é um método forte para potencializar as vendas de uma loja. São muitas as vantagens em vender por meio desse modelo de plataforma.

Marketplace é um local ‘mediador’ de diversas lojas que vendem seus produtos em um único lugar. É uma integração na qual a plataforma de e-commerce permite integração com as plataformas de Marketplace.

Esse modelo funciona como um ‘shopping’ onde estão presentes diversas lojas que vendem seus produtos. As vantagens em fazer parte é exatamente essa exposição. A visibilidade que os produtos ganham por marcar presença nessa plataforma gera mais tráfego para a loja e consequentemente mais vendas.

Grandes marcas apostam nesse formato e estão presentes no mercado a muitos anos como a Lojas Americanas, Submarino, Mercado Livre, entre outras. Para quem está iniciando e vai expor os produtos, nesse post tem dicas para quem irá iniciar no Marketplace.

 

Como vender mais no Marketplace?

A grande vantagem de vender em um marketplace é também o maior desafio dos lojistas: ter visibilidade. Essa vantagem vem de um bom trabalho para que os produtos e a loja tenha destaque. Mas como fazer isso?

 

Descrição dos itens

A descrição dos produtos é um dos fatores mais decisivos no momento da conversão de um cliente. Dentro de um marketplace a concorrência é bem maior, então simples detalhes de descrição podem fazer a diferença.

Se você possui uma descrição mais detalhada com certeza tem mais pontos que lojas que possuem uma descrição vaga. Aqui é incluído também medidas do produto, materiais do qual é produzido, cuidados, isso tudo faz a diferença para o consumidor. Isso vale tanto para quem vende em Marketplace, como para quem tem uma loja virtual.

Mas é bom ressaltar esse aspecto, por se tratar de um ponto chave para vender mais. É só se colocar na posição de consumidor para entender que diante muitas opções, escolhemos a mais completa e que nos transmite maior segurança, visto que comprar virtualmente requer uma ‘imaginação’ já que não possui contato físico com o produto.

 

Apresentação da loja

Além de saber mais sobre o produto, os clientes procuram saber mais também sobre a loja que está vendendo o produto. Como comprar em uma loja que eu não sei nada sobre? Dentro de uma plataforma marketplace são muitas lojas, se uma não possui informações suficiente, eu pulo para a próxima.

Seu perfil deve conter informações para que os clientes se sintam seguros e convencidos de que a sua loja é a melhor. Isso gera reputação para a sua loja e você sai na frente de quem faz uma apresentação pobre de apenas uma linha.

 

Imagens

Fotos de qualidade e profissionais vendem mais. Vários ângulos da mesma foto possibilitam que o cliente veja os detalhes dos produtos e como nos itens acima, se você não disponibiliza essas características o próximo produto fica bem ao lado, no caso o seu concorrente. Mais detalhes aumentam a possibilidade de uma compra fechada.

 

Dicas para Marketplace

 

Precificação

O preço é a primeira coisa que o cliente vê e no marketplace, compara. Mantenha preços competitivos para seus produtos, isso é, ter as melhores ofertas de mercado, calcule sua margem de precificação e veja até onde pode diminuir os preços de forma que ainda tenha uma boa margem de lucro.

Analise os preços dos concorrentes e trabalhe o seu em cima disso, existem softwares que fazem esses comparativos e que simulam preços.

Outra maneira de precificar os produtos e fidelizar o cliente a partir disso, é oferecer promoções e descontos, além de agrados como cupons de descontos, descontos em fretes, fretes grátis. Esse jogo de cintura necessário para com os preços é quase que obrigatório por parte dos lojistas, porque se você não faz isso, os outros estão fazendo e lá que os consumidores irão comprar.

 

Atendimento

Para manter a segurança e confiança do cliente é importante oferecer todos os canais de contato e atendimento ao cliente que a loja tiver. Número de telefone, de WhatsApp, redes sociais, e-mail, devem estar visíveis e serem verdadeiros e realmente um canal de contato e não só de enfeite.

Por se tratar de uma plataforma de terceiros talvez haja até mais insegurança por parte dos clientes, e primeira coisa que eles recorrem são os contatos. Além de ser uma vantagem competitiva, isso traz credibilidade para a loja dentro do marketplace.

 

Automatize a gestão do Marketplace

Administrar um novo canal requer investimento tanto financeiro quanto de tempo, geralmente quem vende nesse canal tem a sua própria loja virtual, o que também consome tempo.

Existem soluções que ajudam a administrar todos os canais e pedido, existem dashboards que facilitam essa integração, e é possível ter o controle de pedidos, estoque, fluxos de vendas. Ferramentas disponíveis no mercado também fazem automação por conta de envio de e-mail, cadastro e mais ações que fazem parte da estratégia.

 

Conclusão

A união de todas essas dicas faz com que o cliente te escolha dentre tantas opções, informações completas, bons preços e segurança devem ser prioridades dos lojistas.

Vender no Marketplace tem suas vantagens, mas também necessita de atenção e cuidado. Seguindo esses passos o sucesso é mais garantido.

 

 

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