Dicas Como utilizar o Facebook na estratégia Digital da sua empresa

Como utilizar o Facebook na estratégia Digital da sua empresa

Por Jaqueline Piva em 4 de maio de 2018

Ter uma estratégia de marketing digital no Facebook é indispensável nos dias de hoje.

Como utilizar Facebook na estratégia digital da sua empresa

A rede social é uma ferramenta valiosa e que pode gerar bons resultados para quem deseja divulgar seus produtos e serviços no meio digital.

O Facebook abrange a maioria dos usuários da internet e é considerado a rede social mais popular do Brasil. Lá estão concentrados públicos de todos os tipos, que navegam por horas e horas em busca por informações.

E já que o ambiente de concentração é o Facebook, por que não utilizá-lo como estratégia digital para o crescimento sua empresa?

 

Estilos de publicações

Os estilos de publicações podem variar de acordo com o objetivo de sua empresa. São muitas as possibilidades de alcançar os usuários.

 

1 – Imagens

As imagens são clássicos no marketing digital, e a frase “uma imagem diz mais que mil palavras” é verdadeira.

Imagens chamam a atenção do usuário. A maioria das pessoas param para observar, muito mais do que para ler os textos.

Essas imagens podem conter links, textos inseridos nelas mesmas, podem ser infográficos e montagens.

Uma nova opção que o Facebook disponibiliza é o carrossel, onde são utilizadas várias imagens que contam uma história, no qual podem trazer consigo links e permitir uma ação do usuário.

Podemos citar uma nova maneira de chamar a atenção dos usuários através de imagens: Os Memes! Além deles, podemos citar também os GIFs e os emojis.

Aproveitar o que está em alta nas redes sociais e seguir o embalo não é uma má ideia, quando se trata de chamar a atenção, mas é preciso usar com muito cuidado, claro.

 

2 – Vídeos

Os vídeos, também como as imagens, são recursos visuais que prendem a atenção dos usuários. O recurso de autoplay que o Facebook possui permite que isso seja feito facilmente.

Vídeos divertidos, institucionais, informativos, e de publicidade são uma ótima aposta.

 

3 – Dicas

Na internet existe de tudo um pouco, mas podemos afirmar que grande parcela tem problemas dos quais buscam soluções.

É importante passar dicas para os usuários, afinal, eles gostam de serem ajudados.

Posts que solucionam e resolvem problemas são de grande êxito. Busque facilitar a vida do internauta.

 

4 – Participação do usuário

Solicitar a interação do usuário é uma ótima prática. A palavra que hoje norteia o mundo das redes sociais é interação e dar voz a ela é conquistar atenção do usuário na certa.

Publicações como sugestões para usuários de completar a frase, dar legenda para imagem, marcar uma pessoa, perguntas, todas essas são técnicas de publicação que aproximam a relação empresa/cliente.

Tudo que gera compartilhamentos e comentários renderá resultados. Abuse desses recursos, use a sua criatividade e deixe o internauta participar constantemente de suas publicações.

 

5 –  Chamadas para uma ação

O uso de call-to-action é uma prática do marketing tradicional, mas que funciona bem no Facebook.

Elas fazem com que o usuário conclua uma ação e isso gera engajamento na rede, fazendo com que o internauta siga a linha de estratégia que você traçou.

O Facebook é uma ferramenta de fácil divulgação, que permite ao usuário conhecer sua empresa, visitá-la e fazer compras, conforme definição do seu público-alvo e seus objetivos. Esses são alguns estilos de publicação, e eles podem variar de acordo com a jornada do seu público-alvo.

 

facebook como estratégia digital

 

Identidade Visual no meio digital

A identidade visual é uma estratégia fundamental no marketing digital no Facebook. São várias as empresas que migram para esse meio e só as melhores se destacam.

Para se destacar no Facebook a identidade visual é essencial. É através dela que o usuário é capaz de reconhecer sua empresa e lembrar de você a qualquer momento.

Outro ponto importante para o crescimento é ter credibilidade, fator que pode ser criado a partir de uma identidade visual.

A identidade visual bem feita e planejada significa deixar a sua marca. O usuário reconhecerá a empresa pelo jeito como ela se comunica, pelos tipos de publicações, pela linguagem usada e isso faz com que o internauta se lembre de sua empresa.

A imagem de capa, de perfil, e o logotipo, são tão importantes quanto o conteúdo postado, por isto, elas devem possuir qualidade.

Tudo isso gera uma padronização, no qual agrega valores visuais e profissionais e torna sua identidade visual solidificada, organizada e preparada.

 

A importância das datas Comemorativas

As datas comemorativas são uma ótima jogada para criar vínculo com o usuário. Na estratégia para alcançar público no mundo digital é importante estreitar a relação entre empresa e usuário e criar afinidade para que haja um relacionamento recorrente.

Nesses dias as pessoas já estão tendentes a interagir no Facebook, sendo curtindo, compartilhando, fazendo homenagens e até fazendo compras. Os usuários já aguardam as promoções.

As datas comemorativas se tornam cartas coringas para as empresas. Tanto as datas mais comuns como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Natal, entre outras. Como também as datas mais específicas como por exemplo, Dia da Mulher, Dia do Dentista, Dia da Dança podem ser usadas para atrair um público segmentado.

É possível aproveitar o Facebook e fazer publicações sugerindo interação dos usuários, promoções e ofertas de acordo com o público e seu ciclo de vida.

 

Facebook Ads

O Facebook Ads é a ferramenta de marketing digital paga no qual são oferecidos anúncios em diferentes formatos para a exibição de produtos e serviços.

Esse sistema é um dos mais eficazes no meio do marketing digital das redes sociais. A publicidade orgânica tem lá seus resultados, mas não se compara aos benefícios do Facebook Ads.

A mais eficiente ferramenta que o Facebook tem para fazer desse sistema, algo bem sucedido, é a segmentação que pode ser feita através das informações que o Facebook consegue captar dos usuários.

É possível fazer um anúncio direcionado a um público alvo específico, e atingi-lo rapidamente, o que gera uma audiência maior.

As informações que o Facebook Ads fornecem são a chave para o sucesso da divulgação. Ele possui relatórios com o número de cliques, de impressões, de ações e conversões.

Existe também a opção de patrocinar um anúncio e impulsioná-lo. Isso faz com que o Feed de Notícias sugira sempre aquele anúncio, podendo atingir diversos grupos e públicos baseado nesta performance.

Os anúncios podem ser compostos de textos e imagens, links, carrossel de imagens, vídeos e etc. O Facebook Ads aumenta a visibilidade da empresa e promove uma interação entre ambas as partes.

 

Marketing digital no facebook

 

Conclusão

O Facebook hoje é ferramenta primordial para alcançar público segmentado e não dá para ficar de fora. Nenhuma outra rede social permite tamanha interação e segmentação.

Seguindo uma estratégia e com um bom planejamento, o Facebook como ferramenta de marketing digital, é uma potência enorme. São diversas as opções de anunciar, é só escolher a que melhor se encaixa para atingir seu objetivo.

 

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