E-commerce Como usar o Twitter de forma correta para criar presença online

Como usar o Twitter de forma correta para criar presença online

Por Jaqueline Piva em 17 de julho de 2018

O Twitter ressurgiu nesse último ano, e caiu novamente, mas na graça dos usuários. A sua popularidade voltou a crescer, e hoje a rede social é uma das mais usadas no mundo.

Para quem disse que a rede tinha morrido, os números mostram o contrário, são 320 milhões de usuários ativos, é pouco se comparado ao Facebook e Instagram, porém um número alto de pessoas concentradas em um único lugar.

E é isso que interessa para quem quer alcançar e impactar pessoas. Quem vai deixar passar a oportunidade de se fazer presente em uma rede social com uma quantidade dessa de usuários? É por isso que cada vez mais as empresas estão apostando no Twitter como meio de estratégia de marketing.

O Twitter possui características únicas que fazem dele um lugar bom para se viver, e são essas características que fazem a sua empresa chegar até o usuário.

 

Características do Twitter

O Twitter é construído e tem a sua audiência em torno dos acontecimentos cotidianos e noticiosos que ocorrem pelo mundo todo. Seja, esporte, política, música, economia, causas sociais, entretenimento, tudo se torna pauta. Os eventos também tomam conta da rede social.

Tudo por lá é muito instantâneo e momentâneo, acontece tudo praticamente em tempo real. Tem por característica alavancar com rapidez assuntos e elevar a nível mundial uma simples hashtag.

No Twitter alguns termos são únicos. Aqui estão algumas das funcionalidades que mais são usadas.

Tweet: é um post em seu perfil, de no máximo 280 caracteres, que pode conter vídeos, gifs, fotos e emojis.

Retweet: é o compartilhamento de tweets, podem ser postados com comentários de quem retwitta. /RT como é conhecido.

Seguidores: quem segue os seus tweets e vê suas postagens.

Busca: pesquise termos do qual você não tem conhecimento e veja outros tweets sobre.

Hashtag: (#) é o símbolo que vem acompanhado de uma palavra ou frase que representa algo que muitas pessoas estão falando, é clicável e leva o usuário a uma busca sobre o assunto.

Moments: principais acontecimentos do país e no mundo escolhidos pelo time do Twitter e comentadas pelos usuários.

DM ou Direct Message: mensagens que podem ser trocadas entre usuários de forma privada.

 

Twitter e marketing digital

 

O Twitter como estratégia de Marketing Digital

Famoso por sua instantaneidade, o Twitter mantém as pessoas informadas quase que em tempo real. Muitas ainda são as especulações sobre como inserir o marketing na rede social, mas existem formas de aproveitar as suas características únicas.

Antes conhecida por seus 140 caracteres, uma atualização deu a rede 280 caracteres para ser usados em suas postagens. O que deu a chance de as empresas terem mais espaço para usar a criatividade.

 

Como construir presença online?

Comece com aquela básica e clássica dica de criar um perfil consistente. Crie um nome para a sua conta que seja de fácil memorização e entendimento. Evite usar pontos e caracteres especiais. Assim a sua página se torna mais fácil de ser encontrada. Opte também por um nome mais curto, como há limite de caracteres, caso alguém queira mencionar o seu @, o tamanho do nome não será um empecilho.

A foto de perfil, caso seja uma conta de empresa, pode ser o logotipo, o que também deixa os usuários mais familiarizados com a sua conta e a sua marca.

O topo da sua página, o cabeçalho, é um espaço onde você pode usar a criatividade.

As informações do perfil, para a bio, tem disponíveis 160 caracteres, use esse espaço para dizer quem é você, sinta-se livre para ser criativo. Dica: usar o humor sempre cria uma ligação com o usuário.

 

O que postar?

Não existe uma fórmula do que e como postar, cada empresa/pessoa tem sua identidade. Mas existem algumas boas práticas que ajudam a segmentar a linha de postagens.

O conteúdo autoral atrai os seguidores, e é uma ótima forma de promover sua marca, se você tem um blog, o Twitter é um meio de divulgação. Mas não se prenda apenas a isso, os compartilhamentos/rt de outras postagens também são válidos. Notícias factuais, acontecimentos do momento, e até os famosos memes. Algumas páginas seguem a linha mais séria, mas o Twitter permite a informalidade, mas claro, se o segmento da sua empresa permitir.

Como dito, não há certo o que postar, mas também não seja o ‘perdido’ do rolê. Trace uma linha, que fará os usuários engajar com os seus twetts, mantenha-os informados, divulgue sua marca, produto, serviço e proporcione empatia.

O Twitter da Ponto Frio é um exemplo que vem ganhando força, a página conta com 267 mil seguidores. Eles utilizam o formato no qual o pinguim é o dono da página, é como se ele fosse uma pessoa. Eles fazem as postagens informais, com uma linguagem informal e divulgam seus produtos, promoções. Dessa forma conseguiram engajamento, mas não que essa fórmula dará certo com todos. Até porque a autenticidade é levada em conta.

 

Como postar?

Não existe a fórmula mágica, porém, estratégias utilizadas podem e fazem toda a diferença.

Como tem a limitação de caracteres o conteúdo deve ser sucinto. E aqui já vai à primeira dica, seja objetivo e direto. Tudo isso baseado num conteúdo que seja relevante, antes de tudo.

Teste formatos de conteúdo, e analise os que tiverem mais engajamento e replique.

Pode-se postar fotos, vídeos, pode conter links, gifs. O próprio Twitter diz que os posts com imagens têm mais engajamento. Adicione imagens atraentes, e que sejam informativas.

 

Acompanhe seus seguidores e possíveis clientes

Interaja com o seu público, responda e tire dúvidas, ofereça um atendimento rápido. É isso que as pessoas prezam no Twitter, além de aumentar o seu engajamento. Aproveite esse espaço para mostrar transparência e eficiência.

 

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