Marketing Digital Como usar o Messenger na sua estratégia Marketing Digital

Como usar o Messenger na sua estratégia Marketing Digital

Por Jaqueline Piva em 12 de março de 2019

O Messenger possui hoje pouco mais de 1 bilhão de usuários e provavelmente o seu público pode estar na rede social. Números apontam que a taxa de abertura do Messenger é maior que do e-mail marketing e empresas estão investindo em estratégias para alcançar esse público.

Por fazer parte de uma integração com o Facebook, você não pode deixar de apostar no Messenger como estratégia de Marketing Digital.

 O próprio Messenger ao notar o quão importante poderia ser nessa jogada, disponibilizou recursos para que fosse mais eficaz as estratégias.

Esses recursos atendem a estratégias que se enquadram no marketing digital. Isso quer dizer se atentar as premissas que o marketing digital propõe, gerar valor para os usuários mediante ações que respeitem seu espaço, visando estregar conteúdo e vender para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.

Dois recursos mais importantes do Messenger são:

  1. Guarda de comentário
  2. Anúncio do Messenger

Guarda de comentário

Comment guard é um bot que você configura em suas postagens orgânicas no Facebook. Quando uma pessoa comenta um post, ele recebe automaticamente uma mensagem do Facebook.

É como um auto resposta, a pessoa comenta, e recebe automaticamente uma resposta do Messenger.

Essa estratégia busca aumentar o engajamento do lead. E ele se torna lead apenas quando responde e interage com a mensagem enviada.

O investimento para a criação de um bot para fazer essa automação vai depender das suas necessidades em contratar serviços. Pode ser relativamente alto ou baixo o valor de investimento, de acordo com cada empresa.

Mas quanto as publicações elas podem ter engajamento orgânico, podem ser post não patrocinado para que a mensagem seja enviada normalmente. E ai vai das postagem provocar o engajamento.

Outra vantagem é que os algoritmos do Facebook veem essa prática como algo bom, são “abençoados” pelo Facebook. Ele prioriza posts no feed de notícias oferecendo ainda mais engajamento para receber mais comentários. Dificilmente as plataformas ajudam quem tem essas práticas controladas por bots, mas se tratando de engajamento, a plataforma ajuda.

A ferramenta é ótima, mas o segredo ao utilizar o guarda de comentários, é provocar interações e engajamento, esse é o objetivo. Os posts nesses casos, são com teor de questionamento, enigmas, aqueles de preenchimento automático, opinativos e o que mais for da sua estratégia para que as pessoas respondam.

Anúncio do Messenger

Você já deve ter visto algum anúncio no Facebook em que o botão call to action é “Enviar mensagem”, em vez de botões como ver mais, ou comprar.

Qualquer pessoa que clica e envia mensagem para você já fica na sua lista, e você pode ir classificando os leads com mais potencial de compra.

O interessante dessa técnica é que as pessoas já se sentem confortáveis para tirar dúvidas e criar proximidade. Pode ser utilizado também robôs que interajam nessa conversa até que ela chegue a um vendedor.

Outro ponto é que anunciar no Messenger pode sair mais baratos que outros anunciadores.

Existe também um botão de bate-papo é um botão que fica no seu site que permite que o usuário envie uma mensagem para você. É um diálogo com chatbot que vai acontecendo ao vivo. Você pode programa-lo para pedir dados importantes de cadastros para envio de orçamento.

Conclusão

Os números são bons em relação a engajamento no Messenger, e ainda são poucas empresas investindo. Procure uma agência que irá te ajudar com o marketing digital e aplique as técnicas no seu Facebook.

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