E-commerce Como ter um e-commerce de sucesso

Como ter um e-commerce de sucesso

Por Evandro em 24 de maio de 2012

Segundo um estudo realizado pela América Economía Intelligence, em 2011, houve um crescimento de 43% nas vendas pela internet no Brasil, o que levou o país a ter um 1% do PIB representado pelo comércio eletrônico. E para reforçar esses dados, um levantamento realizado pela empresa e-bit, mostrou que os eletrodomésticos representaram 15% das vendas pela internet em 2011, seguidos de produtos para informática, com 12%, eletrônicos com 8%. Os produtos de saúde e beleza, e moda e acessórios, corresponderam a 7% das vendas respectivamente.

Como o mercado é promissor, a concorrência aumenta proporcional as oportunidades de negócios oferecidos. Por isso, atente para alguns detalhes importantes para destacar a sua loja e conseguir mais consumidores.

– Conteúdo
Na hora de descrever os produtos, não copie conteúdo do site do fabricante. Crie um conteúdo único e informativo sobre os seus produtos e serviços. Insira detalhes específicos do produto, como informações técnicas, benefícios. Demonstre que você entende daquele produto.

– Blog
O blog pode ser usado para criar tutoriais, dar dicas de como utilizar o produto. Por exemplo, se você possui uma loja de maquiagens, o conteúdo do blog pode ser tutoriais sobre como fazer uma make para o dia-a-dia, utilizando os produtos comercializados na loja. Além de divulgar os produtos, você estará também criando links para a sua loja, e links externos é um fator importante para rankeamento nos mecanismos de busca.

– Imagens
As imagens dos produtos devem ser de qualidade, porque na internet o produto é intangível, logo é a imagem que convencerá o usuário a comprar o produto. Tire fotos do produto de vários ângulos, com grandes dimensões, para permitir que os usuários possam ver os detalhes e com isso reduzir as dúvidas dos consumidores.

– Vídeos
Crie vídeos de qualidade sobre o produto, explicando como o produto funciona, dando dicas de utilização. Algumas plataformas de e-commerce permitem adicionar vídeos. Se a sua não possui, procure alternativas como adicionar o vídeos em posts no blog da loja, no canal de vídeos no Youtube. Enfim, crie conteúdo audiovisual para o seu público.

– Categorias de produtos
Da mesma forma que em lojas físicas há uma organização dos produtos por seção, na loja virtual não é diferente. Por isso, crie seções para organizar os seus produtos. O usuário deve encontrar o produto que deseja em poucos cliques. A facilidade de navegação melhora a experiência do usuário e isso potencializa as chances de conversão de vendas.

– Produtos relacionados
Inserir os produtos relacionados em sua loja é muito importante, porque melhorar a experiência do usuário no ambiente online pode ser o diferencial para aumentar as vendas e consequentemente a credibilidade do negócio. Os produtos relacionados pode ajudar o usuário a encontrar o produto que estava procurando, principalmente quando ele visualiza os detalhes de um determinado produto e nota que não é o que ele precisa.

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