Dicas Como otimizar vídeos e aparecer nas pesquisas do Youtube

Como otimizar vídeos e aparecer nas pesquisas do Youtube

Por Agência Netzee em 22 de maio de 2012

O Youtube recebe 72 horas de vídeo a cada minuto, segundo informações divulgados pelo Blue Bus. Esta plataforma é uma das formas mais eficazes de comunicação, pois além de atingir um público variado é possível utilizá-lo para promover e divulgar projetos, criar uma aproximação maior com o público-alvo.

Porém, de nada adianta investir na produção de um vídeo e postá-lo no Youtube achando que este irá fazer sucesso, já que 800 milhões de pessoas assistem a três bilhões de horas de vídeo no YouTube todo mês. O vídeo pode ser um sucesso sim, mas é preciso fazer com que ele seja encontrado, seja visto pelos internautas.

Assim, listo a seguir algumas dicas para otimizar o vídeo e com isso melhorar o rankeamento nas pesquisas.

TÍTULO:
O título é parte fundamental da otimização do vídeo e é o responsável por atrair visitas e estimula os usuários a compartilhar, logo crie títulos criativos, que chamem a atenção.

Quando for definir um título para o vídeo, procure utilizar palavras-chaves relacionadas ao tema para aumentar as possibilidades do vídeo aparecer nos resultados de pesquisa relacionados ao assunto abordado.

DESCRIÇÃO:
A descrição do vídeo deve ser breve e objetiva. Por isso, escreva de forma que desperte o interesse do usuário em visualizar o vídeo. Uma descrição bem elaborada é determinante para o usuário decidir se vale a pena ou não clicar para assistí-lo.

TAGS:
As tags são usadas para relacionar conteúdos. Através delas é possível realizar buscas por vídeos que tratam de um determinado assunto. Assim, adicionar tags corretas no cadastro do vídeo, aumenta as chances do mesmo aparecer nos resultados de buscas. Mas atenção, utilize tags que são usadas para pesquisas sobre o assunto do vídeo que será postado.

NOME DO ARQUIVO:
Tão importante quanto o título, o nome do arquivo também é parte essencial das técnicas de otimização para vídeos. Por isso, nomeie o arquivo de acordo com o conteúdo que será postado.

DIVULGUE SEU VÍDEO:
De nada adianta postar um vídeo que seja interessante, se as pessoas não sabem da existência dele. Por isso, compartilhe o link nas redes sociais, envie e-mails para os amigos, comente publicações com conteúdo relacionado e sugira seu vídeo. Isso atraia visitas e consequentemente aumenta a popularidade e o rankeamento nas buscas.

INTEREJA COM A COMUNIDADE NO YOUTUBE:
Uma forma muito vantajosa e eficaz para ganhar popularidade, ser visto, é participar de comunidades, postar comentários, fazer amizades, recomendações. Com isso, você será visto como uma pessoa influente, logo, mais usuários passaram a visitar seu canal de vídeos e compartilhar seu conteúdo.

OBTENHA LINKS EXTERNOS:
Obter links externos para o seu vídeo é um fator diferencial para o rankeamento. Isso porque quanto mais sites, blogs indicarem o vídeo, melhor será o posicionamento deste nos resultados de busca. Por isso, se você tem um site ou blog, post o vídeo lá também. Além disso, incorpore o vídeo em blogs, site com conteúdo relacionado, para melhorar ainda mais a classificação.

PERSONALIZE O CANAL DE VÍDEOS:
Além de otimizar os vídeos, é preciso também otimizar o canal de vídeos. Adicionar descrição, organizar os vídeos, enfim, estruturar o canal de modo que se consiga encontrar as informações desejadas, de modo a facilitar a navegação do usuário.

CRIE CONTEÚDO DE QUALIDADE:
O Youtube permite que tanto pessoas como empresas disseminem diferentes tipos de conteúdo pela rede, para fins de divulgação, entretenimento, informar, vender. As empresas, por exemplo,  podem utilizar o Youtube para postar vídeos com tutoriais sobre como utilizar produtos, divulgar novidades e até mesmo postar conteúdo para fins de entretenimento para fazer publicidade da sua marca.

ACOMPANHE AS ESTATÍSTICAS:
Através da Ferramenta Youtube Insight é possível visualizar as estatísticas de visualização do vídeo. Esta ferramenta permite saber a fonte de tráfego, como as pessoas encontram o seu vídeo, em qual parte os usuários abandonam a visualização do vídeo, qual o perfil do público-alvo, avaliar o envolvimento, enfim, é uma ferramenta bastante completa para ajudar a definir estratégias de otimização e divulgação.

Comente, sugira e participe:

  1. Maravilhoso 14 de fevereiro de 2017

    Muito bom aprendir muito estou com uns vídeos. .no YouTube e São poucos vistos.

    • Bruno Ananias 14 de fevereiro de 2017

      Oi Marcia! Que ótimo que o conteúdo te ajudou…
      Ficamos felizes pelo seu feedback e desejamos sucesso com os vídeos! 😀

      Execute as melhorias que observou como necessárias e garanta ainda mais visitas e envolvimento com seu público.
      Poste aí o link do seu canal para conhecermos também seus vídeos!

      Abraços!
      Bruno Ananias – Marketing & Mídias Sociais, Analista Comercial

  2. Beachera Produções 22 de fevereiro de 2017

    As Dikas Foram Muito Uteis Pra Mim
    Obrigado Por Isso
    E Que Continuem a Fazer CEnas Do Gênero

    Boa Tarde

    • Bruno Ananias 22 de fevereiro de 2017

      Olá, Beachera Produções!

      Nós é que agradecemos o tempo de seu feedback que é muito precioso para nós e ficamos felizes de estar sendo útil e contribuindo para uma web ainda melhor, todo sucesso para você, siga nosso blog e fique por dentro de nossas atualizações.

      Abraços, Boa Tarde!
      Bruno Ananias – Marketing & Mídias Sociais, Analista Comercial