E-commerce Como otimizar a busca do Magento?

Como otimizar a busca do Magento?

Por Renato em 2 de julho de 2015

Entenda como funciona a busca do Magento e escolha a melhor para otimizar os resultados.

A busca é uma das partes mais importantes de um e-commerce, pois, é através dela que seus clientes encontram os seus produtos  de forma fácil. Uma busca que não apresenta um resultado de qualidade  significa a perda de uma venda em potencial.

Por isso é vital conhecer como a busca do seu e-commerce funciona, assim como,  compreender o porquê tais produtos aparecem numa determinada busca.

A Versão do Magento Community oferece 3 métodos de configurar a busca do Magento:

  • Like
  • Fulltext
  • Combined (Fulltext + Like )

A Versão Enterprise além  de possuir as 3 formas da Versão Community também oferece a opção de  utilizar o Motor de Busca Apache Solr.

Hoje vamos focar nas opções da versão Community.

Like
Quando um  usuário envia um termo para o Magento processar a busca, ele divide esse termo em palavras (se o termo for formado por mais de uma palavra) e utilizando o operador de busca LIKE  e o operador OR  eles formam o critério de busca e juntos procuram o termo em todos os atributos do produto que são utilizados como critério da busca, por exemplo:  nome, descrição, e todos atributos que foram definidos como pesquisáveis.

Para melhor entendimento vamos imaginar que um usuário busque por “Tapete Vermelho”, e que apenas os atributos, nome, descrição e cor são pesquisáveis. O Magento cria um critério de busca para encontrar todos os produtos que tenha a palavra “Tapete” no nome ou na descrição ou na cor do produto,  ou que tenha a palavra “Vermelho” no nome ou na descrição ou na cor do produto. O resultado dessa busca será formado por todos os tapetes mesmo que eles não sejam vermelhos, porque eles contém a palavra “tapete”, e também todos produtos que contenham a palavra “vermelho” mesmo que o produto não seja um tapete, ou seja, o resultado irá retornar qualquer produto que ele encontre a palavra Tapete ou Vermelho.

Considerações Sobre o método Like.
Ele também retorna produtos que não apresentam a palavra exata, por exemplo se o usuário buscar por “Tapet”, ele irá encontrar produtos que tem as palavras “Tapete”, “Tapetão”, “Tapetezinho”, isso porque em todas palavras tem o termo “Tapet”,não importa se ele esteja no inicio, meio ou fim da palavra.

Sobre a ordenação dos produtos na apresentação dos resultados, o método Like por padrão irá utilizar a ordem de cadastro dos produtos, então os produtos que foram cadastrados primeiro serão os primeiros na listagem de produtos.

O método Like tem um melhor uso  para buscas com palavra especificas e buscas simples geralmente utilizando apenas uma palavra na busca.

Fulltext
O funcionamento do método Fulltext é baseado no cálculo da relevância utilizando o método Match..Against do Mysql, para encontrar os produtos mais relevantes ao termo buscado pelo cliente. Ao contrário do Like, ele só apresenta os resultado que encontre a palavra exata do termo da busca.

Utilizando o exemplo da busca do Tapete vermelho, ele irá mostrar primeiramente todos os produto que apresentarem as duas palavras, e em seguida produtos que apresentem ao menos uma das duas palavras no caso, Tapete ou Vermelho.

Considerações sobre o método Fulltext
Palavras com menos de 4 caracteres são ignoradas na busca.

A Ordenação do produtos no método Fulltext é feita utilizando a relevância de cada produto, apresentando uma melhor ordenação comparado com o método Like.

Combined
É a junção dos resultados da opção Fulltext e Like, aonde irá apresentar primeiro os produtos encontrados com o  Fulltext  e depois com o  Like.

Dentre os três métodos, a maioria escolhe utilizar o Combined, porque ele sempre apresenta no início os produtos mais relevantes, que foram encontrados utilizando o Fulltext, e depois os encontrados pelo  Like.

No próximo post, falaremos sobre como melhorar a busca do Magento, como adicionar recursos avançados como autocorreção, sugestão de produtos, e outros recursos, que ajudarão seu cliente encontrar seus produtos com mais exatidão.

Comente, sugira e participe: