Notícias Como as mudanças no Algoritmo do Google afetam meu site?

Como as mudanças no Algoritmo do Google afetam meu site?

Por Bruno Ananias em 10 de Abril de 2017

O Google é o site mais acessado em todo mundo e de tempos em tempos ele passa por mudanças para tornar-se ainda mais relevante e intuitivo para seus usuários.

Dessa vez a mudança veio com um pouco de polêmica e já causou um alvoroço entre os desenvolvedores, donos de sites e blogs sobre o que de fato a nova mudança batizada como “GOOGLE FRED UPDATE” ou simplesmente “FRED”, afetaria no resultado de suas páginas no mecanismo de busca.

Google Fred Update

Entenda abaixo mais sobre este assunto e descubra o impacto que a nova atualização “FRED” pode ter sobre seu site.

 

NOTE SOBRE SITES RESPONSIVOS: Antes de falarmos sobre o novo Update do Google, vale ressaltar quando falamos em nosso artigo dos 9 passos para criar um site de sucesso que a Google havia passado a considerar e pontuar melhor os sites “MOBILE-FRIENDLY”, pois é, leia aqui uma matéria completa e exclusiva e sobre este assunto.

Mobile-Friendly - April, 21th - 2015

 

 

GOOGLE FRED UPDATE | 2017

Google Fred Update 2017

 

Em Março/2017, o criador do site Search Engine Roundtable, especializado em marketing em motores de busca, Barry Schwartz, lançou uma suposição que gerou questionamento entre seus leitores.

Se tal suposição fosse de fato confirmada poderia afetar as estratégias de diversas plataformas inseridas dentro do Google ao redor do mundo, a empresa estava codificando mais uma vez seu principal algoritmo de posição nos resultados das buscas.

A evidência mais forte disso tudo eram reclamações por parte de alguns profissionais que notaram quedas bruscas de tráfego em seus sites. Alguns deles apresentaram uma perda de até 40% do tráfego.

Em outra publicação, o blogueiro se pronunciou de maneira mais clara: Acreditava que a atualização do Google Fred iria modificar os critérios de qualidade dos conteúdos pesquisados.

 

Google Fred Update: alguns ganham outros perdem!

Se a atualização fosse realmente essa, os sites que produzem bons conteúdo, principalmente conteúdo próprio, exclusivo seriam beneficiados e consequentemente bem ranqueados nas pesquisas.

“Eu desejo que a atualização do ‘Fred Google’ tenha fortalecido vocês e que apenas os seus concorrentes tenham caído”, disse Barry.

 

Confirmação oficial: Google lança o Fred Update!

Diferente do que havia sido confirmado pelo blogueiro, a Google admitiu por meio de seu consultor e analista de tendência, Gary Illyes, que o Fred estava passando por alteração que buscavam atingir “conteúdo de pouco valor”.

 

Muitas penalizações chegaram a quem não segue as diretrizes do Google

Na oportunidade Gary explicou que a empresa não gostaria de discutir as mudanças em público, mas deixou claro que “os sites que sofreriam impactado da mudança, seriam aqueles que NÃO estavam agindo de acordo com as diretrizes do Google“.

 

 

Uma análise da queda feita com cerca de 100 sites

No seu último post sobre a atualização do Fred, no entanto, Barry divulgou uma conclusão importante: analisando cerca de 100 sites que tinham registrado quedas no tráfego de usuários após o dia 8 de março – quando a mudança foi notada –, ele percebeu que a maioria havia sido catalogada pelo Google como “conteúdo de pouco valor” porque tinha como único objetivo a geração de receitas.

No Twitter, veio a confirmação final de Gary: “Atualizamos o algoritmo. Por que deveríamos negar isso?”, escreveu após o evento em resposta a Barry. Assim, quem reclamou no primeiro post dele, no dia 8, provavelmente não tinha conteúdo relevante para colocar na internet e sofreu, por consequência, quedas em seus acessos.

 

Muitos sites estavam se beneficiando com conteúdo de pouco valor

As dúvidas e suposições do blogueiro faziam sentido: quem produzia material com autoridade na internet estava sendo beneficiado pelo Google. Quem tinha outras intenções, encontraria ainda mais dificuldades.

Nos comentários do texto de Barry essa divisão ficou mais clara: o catálogo online MoreFunz escreveu que a modificação “proporcionou bons efeitos” no diretório do site.

Outro usuário publicou que a mudança favoreceu os dois sites que ele trabalha, as plataformas Product Hunt e Reddit. Vários outros, porém, lamentavam perdas consideráveis de visitantes.

 

Um bom planejamento de SEO proporciona resultados consistentes

Para a Conversion e nós da Netzee, a mudança no algoritmo do Google reforça o foco indispensável em planejamento estratégico e na produção de conteúdo cada vez mais qualificado.

Além disso, nunca é demais lembrar que os proprietários de sites devem se afastar ao máximo de ações consideradas nocivas, como o black hat.

Por fim, a atualização do Google Fred ainda demonstra que o desafio continuará sendo qualitativo — produzir conteúdo relevante para os usuários –, o que beneficia tanto os consumidores de informação como exige táticas mais criativas dos produtores.

Ou em outras palavras: quer mais resultados com SEO? Planeje estrategicamente e sempre pense fora da caixa. Os resultados virão.

Acompanhe nosso blog para mais novidades como essa e veja aqui outras mudanças que já ocorreram no algoritmo do Google.

Fonte: Conversion

 

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