Marketing Digital Como funciona o Instagram Ads e como anunciar

Como funciona o Instagram Ads e como anunciar

Por Jaqueline Piva em 13 de novembro de 2018

Faz algum tempo que o Instagram lançou sua ferramenta para a criação de anúncio patrocinados. Suas atualizações ao decorrer dos anos trouxeram também outras funcionalidades para vender através da plataforma.

Buscar resultados de forma orgânica até funcionam, mas as atualizações dos algoritmos não privilegiam essas publicações, dessa forma elas não aparecem no seu feed e não tem tanto alcance.

A opção para as empresas que querem ter alcance na rede social que hoje é uma das maiores do mundo, é o Instagram Ads.

Anunciar no Instagram não é tão simples, por ser uma rede social totalmente imagética, o balanço entre todos os elementos precisa construir uma história que levem o usuário ao objetivo, que pode ser, por exemplo, clicar para realizar uma compra.

Feito para ser um aplicativo para dispositivos móveis, os anúncios atendem as observações para esse formato, levando em consideração o comportamento do consumidor diante os smartphones.

 

A criação de um anúncio

Segmentação do público

Conhecer o público é o primeiro passo antes de qualquer estratégia. O Instagram permite segmentar o público de acordo com as informações de segmentação de Facebook, já que é na plataforma uma das alternativas de criar o anúncio. Os dados que definem as segmentações são os mesmos do Facebook, como idade, sexo, localização, preferências.

 

Meta

Depois do público definido, você precisa definir um objetivo a ser atingido pelo anúncio. Por exemplo, encaminhar o usuário para uma landing page, realizar compras, preencher formulários. Com um objetivo definido fica mais fácil seguir as próximas etapas e arquitetar o anúncio de acordo com a sua finalidade.

 

Escolher o formato do anúncio

Depois de definir o público e a meta da campanha, é hora de escolher o formato do anúncio que se encaixe com o público e com o objetivo.

Anúncio com uma única imagem: na lei que rege a criação de anúncios para o Instagram, nenhuma imagem pode conter mais que 20% de texto. Esse balanceamento condiz com os fatores determinantes do Instagram, uma rede social marcada por fotos e vídeos.

Anúncio com sequência de imagem: esse tipo comporta até 10 imagens por publicação, e seguem também o tópico acima. Esse formato é excelente para quem possui produtos e querem mostrar ele por diferentes ângulos, ou evidenciar detalhes. Esse tipo também permite uma narrativa por meio das imagens.

Anúncios com vídeos: talvez esse seja o formato que conquiste mais a audiência e atrai os olhares do público. A imagem junto com a interação por vídeo prende a atenção do usuário. O tempo de duração dos vídeos no Instagram são de 60 segundos, tempo suficiente para transmitir uma mensagem e até mesmo vender um produto, se for o caso.

Anúncios como história: anúncios nos Stories são comuns de se ver, o “arrasta pra cima” leva o usuário para uma página de destino com maior convencimento.

 

Orçamento

Você pode escolher o valor que deseja investir nos anúncios, o Instagram faz sugestões e mostram proposta que podem ser aplicadas. Lembre-se de limitar os gastos para não ter surpresas futuras.

 

Algumas dicas:

  • Se for utilizar um carrossel de imagens, utilize 4 no máximo e quadradas;
  • Formatos das imagens: quadrada (com 600 x 600 px ou 1936 x 1936 px) ou retangular (600 x 315 ou 1936 x 1016 px);
  • O texto da descrição deve ter no máximo 300 caracteres. Inclua nesse texto as hashtags que tem relevância para a sua marca.

 

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