Dicas Como funciona o Google AdWords: campanhas, segmentação e cliques

Como funciona o Google AdWords: campanhas, segmentação e cliques

Por Jaqueline Piva em 21 de maio de 2018

Para quem tem um negócio e-commerce estar no topo das pesquisas é uma meta e um desafio a ser atingido. E para isso existem ferramentas que podem te ajudar. Muita gente já ouviu falar do Google AdWords, mas não entende tão bem como funciona.

O AdWords é um serviço de publicidade paga oferecido pelo Google, que coloca um anúncio no topo do ranking de pesquisas. Mas isso varia de acordo com o investimento que você faz. E também gira em torno das palavras-chave pelas quais você está pagando.

As campanhas

O Google separa os anúncios e websites por anúncios pagos e resultados orgânicos. Os anúncios pagos são esses feitos pelo AdWords e os resultados orgânicos aqueles sem investimentos financeiro que são rankeados por SEO.

A exibição do anúncio é segmentada por tipo de rede em que aparecerá. Existem três tipos de campanhas que podem ser direcionada para você anunciar:

Rede de pesquisa – é a campanha mais simples e usada por quem inicia no mercado. São anúncios exibidos nos resultados de buscas através da palavra-chave pesquisada, ou seja, são anúncios que aparecem para as pessoas interessadas que estão pesquisando informações sobre serviços ou produtos.

Atende o usuário de forma imediata por ser resultado da pesquisa da palavra chave pela qual você pagou. Aparecem normalmente nos primeiros quatro resultados.

Rede de display – é quando a sua campanha aparece em sites que tem licença para que o Google anuncie. A campanha atinge o usuário online, o usuário está navegando em sites que estão relacionados às suas palavras chave que você pesquisou em algum momento e a campanha aparece ali.

É uma maneira de capturar possíveis conversões pelo fato de que o anúncio alcança uma ampla gama de clientes com interesse e em momentos diferentes do ciclo da compra.

A rede de display permite criar anúncios em formatos de textos, gráficos, banners, vídeos interativos e a maior vantagem é escolher onde os anúncios aparecerão e assim consequentemente aumentar as chances de conversões.

Google Shopping – para quem tem um e-commerce e possui muitos produtos para anunciar o Google Shopping é a melhor saída. A campanha anuncia todos os produtos, aumenta o tráfego do site e gera leads mais qualificados.

Nesse formato os anúncios não são baseados nas palavras-chave, e sim nas informações do produto fornecidas ao AdWords que serão relacionados com as pesquisas. Esses anúncios mostram a foto do produto, título, nome da loja, preço e outras informações relevantes.

Remarketing – A campanha de remarketing é uma estratégia que exibe os anúncios para as pessoas que já visitaram seu site. A campanha consiste em mostrar o anúncio novamente a quem já demonstrou interesse. Eles aparecem enquanto as pessoas navegam em sites que fazem parte da rede de display.

 

 

Como funciona o Goolge AdWords

 

Segmentação

O AdWords tem diversas possibilidades de segmentação e por isso é tão usado pelos empreendedores. Quando algo é direcionado, as chances de alcance do público são maiores.

Cada tipo de campanha tem uma segmentação por conta de atingir públicos e locais diferentes.

A segmentação na rede de pesquisa

Palavras-chaves – escolha palavras-chave relevantes para o seu produto ou serviço, assim seus anúncios serão exibidos quando os usuários pesquisarem esses termos. Uma lista de palavras-chave aumenta a probabilidade do seu anúncio aparecer na rede de pesquisa.

Local e idioma – configure o idioma e os locais geográficos como, cidade, país, estados de acordo com a localização dos seus clientes. O Google determina para quem os anúncios aparecerão seguindo o domínio do Google que as pessoas usam, os termos de pesquisa, a preferência por ela escolhida e idioma no Google, o idioma dos sites acessados e o endereço do IP do computador dela.

Dispositivos – os anúncios podem ser exibidos em qualquer tipo de dispositivo, celulares, tablets e desktop. Você pode ajustar os anúncios para que sejam exibidos no local, horário do dia de acordo com cada dispositivo, da maneira que melhor se adequam.

Segmentação na Rede de Display

Por palavras-chave – escolha palavras ou frases relacionadas ao seu produto ou serviço para segmentar sites, aplicativos e vídeos relevantes na Rede de Display. Segmente públicos-alvo relevantes que navegam em conteúdo relacionado a essas palavras-chave.

Por tópico – Com a segmentação por tópicos, você alcança uma variedade maior de páginas na Rede de Display. O Google AdWords analisa o conteúdo da Web e considera fatores como texto, idioma, estrutura de links e estrutura da página. Ele determina os principais temas de cada página da Web e segmenta os anúncios com base nas suas seleções de tópicos.

Por público-alvo – a segmentação por público-alvo permite que o seu anúncio apareça para pessoas que visitaram seu site. Pode segmentá-lo por público-alvo de afinidade, público-alvo no mercado, podendo até segmentar públicos que ainda não estão interessados mas que ainda podem se interessar.

Impressões e cliques

Uma vantagem do Google AdWords é a possibilidade de acompanhar todas as métricas do seu anúncio e saber como as pessoas estão reagindo a eles. É possível saber quantas vezes foram clicados, quais as palavras-chave usada para chegar até o anúncio e se foram realizadas conversões.

Para isso o AdWords tem indicadores que fazem relatórios desses dados e analisam as ações de acordo com a métrica escolhida para cada anúncio:

CPC – Custo por clique, é o valor que o anunciante paga pelo clique do usuário. É uma vantagem para o anunciante porque ele paga apenas pelas pessoas interessadas que clicarem.

CPA – Custo por aquisição, é quanto um anunciante precisa investir em um anúncio para conseguir gerar uma conversão.

CPM – Custo por mil impressões, como o nome diz é o valor pago a cada impressão ou visualização.

CPV – Custo por visualização, é o valor pago cada vez que o vídeo é reproduzido.

CTR – Taxa de cliques, é o número de vezes que um anúncio foi exibido pelo número de cliques recebidos, cliques ÷ impressões = CTR. É um indicador de utilidade e de relevância dos anúncios.

ROI – Retorno do investimento, é o lucro obtido em relação ao valor gasto.

Conclusão

O Google AdWords é um dos canais de aquisição e retorno rápido e que auxilia o anunciante, é muito intuitivo e realmente traz resultados.

Através das campanhas é possível melhorar o SEO, criar palavras-chave e planejar uma campanha de marketing digital para melhorar o tráfego.

É importante analisar todos os dados e todos os impactos que o anúncio que tem. Com todas as informações que você pode colher é possível criar uma campanha efetiva e que traga melhor retorno.

 

Comente, sugira e participe: