E-commerce Como escolher a plataforma de e-commerce

Como escolher a plataforma de e-commerce

Por Evandro em 4 de junho de 2012

Tão importante quanto a descrição dos produtos, estrutura de navegação, imagens, é a escolha da plataforma. Escolher uma plataforma de e-commerce diferenciada demanda tempo para pesquisa, testes. E para ajudar quem está querendo entrar nesse segmento promissor, segue algumas dicas de itens a serem levados em consideração antes de contrar um plano de e-commerce.

Infraestrutura
Uma plataforma de e-commerce vantajosa, possui uma infraestrutura que permite trabalhar a disponibilidade dos produtos, principalmente quando se tem uma loja virtual com produtos que enfretam períodos de sazonalidade.

Otimização
A plataforma deve ser flexível para a implementação das técnicas de SEO. Dispor de campos para meta keywords e meta description é item essencial para que todas as páginas da loja possa ser otimizada.

Recursos para gerenciamento
A plataforma deve oferecer recursos para que o lojista possa gerenciar e administrar toda a loja.  Uma plataforma que ofereça recursos de gerenciamento de estoque, clientes, pedidos, adminsitração dos produtos, melhora o processo de venda online. Possibilitando ainda que o lojista possa acompanhar todas os setores da loja.

Layout
Independente se é uma loja virtual ou física, a imagem passa toda a credibilidade do seu negócio, principalmente no ambiente online onde tudo é intangível. Por isso, escolha uma plataforma que permita personalizar o layout da sua loja, deixá-lo de acordo com as características do empreendimento.

Novas funcionalidades
Uma plataforma que atende as necessidades do e-commerce deve permitir que sejam adicionados novas funcionalidades à loja, novos recursos que visam melhorar a navegação do usuário, tornar a experiência de compra mais agradável.

Integração com sistemas
Assim como em lojas físicas, é necessário dispor ao consumidor vários formas de pagamento. Por isso, note se a plataforma oferece a integração com meios de pagamento, como PagSeguro, Pagamento Digital. E mais, a plataforma deve dispor de integração com as redes sociais, para que os botões de compartilhamento também possam ser adicionados na página de detalhes do produto, facilitando assim o marketing do seu negócio.

Comente, sugira e participe: