Dicas Como elaborar um checklist para mídias sociais

Como elaborar um checklist para mídias sociais

Por Evandro em 23 de outubro de 2012

As mídias sociais são fundamentais para fazer o sucesso do site. Por meio delas, podemos divulgar a marca, criar engajamento, obter links naturais para o site e como consequência, melhorar o posicionamento no ranking do Google.

No entanto, para que as mídias sociais tragam links para o site, estas devem ser trabalhadas juntamente com as técnicas de SEO e com a produção de conteúdo de qualidade para gerar compartilhamentos.

Para atingir esses objetivos, não basta apenas criar as contas e inserir a url do seu site na descrição dos perfis, é necessário ter uma boa estratégia para trabalhar corretamente nas mídias sociais e com isso obter os resultados satisfatórios.

Por isso, se a sua empresa ainda não tem um guia para trabalhar nas redes sociais, vale a pena conferir as dicas sobre como elaborar um checklist para mídias sociais, retiradas do infográfico desenvolvido pelo site The Whole Brain Group.

O infográfico completo você pode conferir em nossa Fan Page.

Blog
A primeira dica do infográfico é escrever novos artigos, semanalmente, no blog. Se a sua empresa ainda não possui um blog, não perca mais tempo e crie já um blog. Publique conteúdo relevante para criar engajamento e melhorar no posicionamento nos resultados de buscas.

Facebook
Para o Facebook, as dicas são: publique 2 posts diariamente interessantes sobre o seu segmento, como notícias, dicas, tutorias. Nos posts, peça para as pessoas curtirem, compartilharem e faça perguntas se as mesmas concordam ou não com a informação, enfim, busque interagir com o público.

Twitter

No twitter publique 3 tweets por dia. Os posts podem ser sobre assuntos relacionados ao segmento, promoções, posts do blog. Vale dar RT em tweets relevantes.

LinkedIn

Procure manter o perfil no LinkedIn sempre atualizado. Conecte-se com 3 a 5 pessoas por semana, siga empresas e solicite recomendações. Essas ações ajudam a melhorar a relavância do perfil.

Google+

O Google + é a mídia social mais importante para o Google e por isso, quando um link é compartilhado, a página é automaticamente indexada na rede de pesquisa. Assim, compartilhe pelo menos 2 vezes por dia conteúdo interessante sobre a área de atuação, bem como adicione novas pessoa aos seus círculos e promova Google+ Hongout sobre temas referente ao seu mercado.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assim, faça postagens de imagens dos produtos, do portfólio da empresa, sempre linkando para o site. Além disso, acompanhe outros perfis que fazem parte do seu ramo de atuação. Lembre-se: use sempre palavras-chave nas descrições e títulos.

YouTube

Crie um canal de vídeos no YouTube e posts vídeos sobre a sua empresa, vídeos dos eventos que participou que contenha breves entrevistas. Além disso, inscreva-se em outros canais de vídeos relevantes e compartilhe vídeos relacionados ao seu mercado de atuação.

Comente, sugira e participe:

  1. Andre 14 de janeiro de 2013

    O Marketing Digital e as ferramentas seo são necessárias para conseguirmos mais leitores e uma boa posição nos buscadores da internet. Com muito trabalho e dedicação é possível alcançar bons resultados. Obrigado por compartilhar conhecimento.

    • Luciana Alves 17 de janeiro de 2013

      Olá André,

      Sem dúvida, para alcançar bons resultados é preciso usar boas ferramentas e ter muita dedicação para testar novos recursos. Estou muito feliz em saber que estou ajudando! Abraços!