E-commerce Como é o registro da marca e domínio de uma loja

Como é o registro da marca e domínio de uma loja

Por Jaqueline Piva em 6 de novembro de 2018

Existe uma confusão na interpretação das diferenças entre marca e domínio na internet. De antemão, as duas possuem definições, finalidades e são até registradas em órgãos distintos que não se comunicam ou interagem entre si.

O nome empresarial ou registro da marca é a denominação dada a empresa pelo qual ela é reconhecida e identificada, sendo que, no artigo 1.166 do Código Civil, a sua inscrição no registro próprio assegura o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado.

A marca é o diferencial de uma empresa diante produtos ou serviços idênticos, sendo fortemente usado e estrategicamente escolhido para a distinção visual entre os demais negócios. Existe a possibilidade de haver duas marcas idênticas, mas elas devem seguir ramos de atividades diferentes.

O nome de domínio por sua vez, são os caracteres utilizados para localizar os endereços eletrônicos. O seu registro é realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) regulamentado pela Resolução nº 008/2008 que, em seu artigo 1, dispõe que:

“Um nome de domínio disponível para registro será concedido ao primeiro requerente que satisfizer, quando do requerimento, as exigências para o registro do mesmo, conforme as condições descritas nesta Resolução.”

Para registro de domínio o processo é mais simples que do registro de marca. Para efetuar são necessários geralmente apenas documentos como o CNPJ e comprovante de atividade específica. Após o cadastro e pagamento das taxas o uso é liberado.

Uma das diferenças entre o uso de domínio e marca podem ser dadas pela sua durabilidade. Os titulares das marcas têm um prazo de 10 anos para o uso. Já o domínio deve ser renovado anualmente, sendo paga anuidade para a manutenção do direito de uso.

 

Por que devo me preocupar com a escolha de um bom domínio?

Um domínio ou endereço do seu site ou loja online deve ser fácil de ser lembrado e estar alinhado com o seguimento da sua empresa. O ideal é que o domínio contenha palavras chave do seu nicho de atuação, isso fará com que os buscadores classifiquem com maior relevância o domínio da sua loja. O usuário deve se lembrar facilmente do endereço, imagine um domínio que contenha caracteres especiais, por exemplo, ele dificulta a escrita e dificulta também a leitura do Google, confusões entre letras como x, ch, ss, ç, devem ser evitados. Opte pela facilidade e simplicidade da sua marca.

 

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