E-commerce Como criar uma estratégia de vendas no Instagram

Como criar uma estratégia de vendas no Instagram

Por Jaqueline Piva em 12 de junho de 2018

O Instagram vem em ascensão há algum tempo, mas a sua popularidade cresceu nesses últimos meses e a rede social tornou-se a “queridinha do momento”, roubando até mesmo à atenção do público do Facebook.

Um dado interessante para destacar é que segundo o próprio Instagram, mais de 500 milhões de contas estão ativas todos os dias e 80% delas seguem uma empresa.

Desde empresas de pequeno porte até as de grande estão obtendo resultados em apostar nas estratégias para alcançar público no Instagram.

Famosa por ser a rede sociais das fotos, hoje também tem grande aceitação das publicações de vídeos. O aplicativo está sempre reinventando e trazendo atualizações, devido a isso, cada vez ganha mais a graça do público.

Hoje quando um plano de marketing é traçado para mídias sociais o Instagram não fica de fora, pelo contrário deve-se dar muita atenção. Se é lá que o público está, então não tem como não apostar!

 

Estratégia de vendas no Instagram

Aquele velho marketing não funciona tão bem como antes. Uma boa estratégia de vendas, visa a interação e humanização, para ficar mais próximo do cliente e criar dessa forma uma relação.

Uma estratégia vai desde conquistar o público até a conversão. O Instagram permite essa aproximação, já que ali é um ambiente próprio que envolve as pessoas em uma história.

 

Estabeleça metas claras

Você precisa saber onde quer chegar. Pense em quem você deseja alcançar, onde eles estão e qual é o seu objetivo final. Você quer novos seguidores? Quer se aproximar dos que já te seguem? Está na fase final da jornada do comprador e quer vender seu produto? Seja específico.

Trace seus objetivos mediante ao que você tem sobre seu cliente e inspire-se nele. Determine quais serão os conteúdos das postagens, qual será a frequência e deixe isso planejado e preparado.

 

Perfil comercial

Um perfil bem elaborado também faz parte de uma boa estratégia, aliás, isso pode ser fundamental. Ter um perfil comercial te possibilita adicionar botões de contato, endereços, links na biografia. Use uma boa foto de perfil, que deixe as pessoas curiosas para conhecerem e ver mais do seu perfil. No uso da conta comercial, você também tem a vantagem de poder analisar métricas.

 

Conteúdo de qualidade

No Instagram existem algumas regras quanto ao conteúdo das postagens. Como em qualquer outra rede social ou lugar que você vá produzir conteúdo, o mais relevante é a qualidade, porque a qualidade é o que determina o engajamento que você terá.

No Instagram existem diversas formas de divulgação de conteúdo, determine qual irá alcançar melhor o seu público.

Instagram Stories – essa é a nova moda! Os anunciantes encontraram aqui uma maneira de divulgar sua empresa, marca, produto, serviço. Você pode tanto aparecer como influenciador, como fazer um anúncio. Claro que aqui estamos falando de vídeo. Os vídeos para o Stories são curtos (15 segundos) então a mensagem deve ser transmitida com clareza e objetividade.

Perfis que postam Stories tem mais engajamento e é um canal para se aproximar do público. Compartilhe o seu dia-a-dia, converse com o público. Essa também pode ser uma das funções. Mas também podem servir como área para um anúncio. Como chamadas para ação e o que mai fluir na sua criatividade.

Vídeo no Feed – os vídeos são um ótimo formato para educar o seu público a respeito do que você vende. O vídeo da oportunidade de explicar de forma mais clara e direta de maneira que o público entenda.

Fotos – as fotos são um dos principais formatos de publicação do Instagram. As fotos precisam ser bem editadas e enquadradas, e ter uma estética que encante os seus seguidores. Aqui também pode ser feito carrossel de imagens, eles contam uma história através das fotos. Pode ser usada fotos de bastidores que servem para aproximar sua empresa do público.

Em todas as publicações no feed as hashtags são bem-vindas. Elas podem ajudar a viralizar a sua postagem e aumentar os seguidores conforme as pessoas te encontram.

Para cada público que você queira impactar, você pode usar um desses formatos, juntamente com técnicas que vão agregar ao objetivo final. Escolha como serão as publicações e defina a estratégia.

 

Organize o seu Feed

O Instagram é uma rede social totalmente visual, então ter uma feed organizado é essencial, isso torna-o mais agradável. Fique atento a paleta de cores, e aos filtros usados. Feed organizado aumenta o conceito da sua empresa para com o usuário. Usar regra de postagem também é importante, existem horários que são melhores para postar, postar pelo menos diariamente dá consistência à sua página.

Crie sua estratégia de marketing digital e seja referência para o seu público no segmento em que trabalha. O engajamento não começa do dia pra noite, então tenha paciência. Seja consistente e se faça presente, com uma boa estratégia você não passará despercebido. Comece devagar e conquiste o seu espaço.

 

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