E-commerce Como capturar avaliações de clientes na sua loja virtual

Como capturar avaliações de clientes na sua loja virtual

Por Jaqueline Piva em 23 de outubro de 2018

As avaliações dos clientes são de extrema importância para um e-commerce. É por meio do feedback dado que uma loja ou produtos ganham credibilidade. Apesar do grande crescimento do e-commerce, existe por parte de algumas pessoas uma insegurança por comprar online.

É de costume procurar informações sobre um produto antes de realizar uma compra, pesquisar, ver comentários de alguém que já comprou. Como não há o contato físico com o produto essa é umas das formas mais próximas de saber mais sobre.

Tanto para a loja quanto para o cliente é importante a captura dessas avaliações, sejam elas boas ou ruins. É comprovado que lojas e produtos que possuem avaliações melhoram as conversões.

 

Como estimular os clientes a deixarem avaliações

Primeiro de tudo procure dar aos seus clientes a melhor experiência com a sua loja, para que ele já se sinta automaticamente com vontade de fazer um comentário e com bons motivos. Essa boa experiência corresponde a diversos fatores, como o design, a usabilidade, um bom atendimento, informações precisas e qualidade nos produtos.

A partir desses princípios o cliente já tem razões para te avaliar positivamente, que é o que a gente procura.

Para que eles sejam induzidos a deixar as avaliações, o formulário deve ser visível e estrategicamente posicionado para que o cliente flua por esse caminho. Isso dentro da sua loja virtual pensando no cliente, para que ele deixe uma avaliação de espontânea vontade.

Mas não só assim é possível capturar as avaliações dos clientes. Se você já aplicou todas as ações, mas não vê resultado, não hesite em pedir. Pedir aos clientes, mas sem deixar de ser uma estratégia, claro.

Esse método consiste em usar o e-mail marketing para solicitar os comentários. Por meio da automação de marketing esse processo pode ser estabelecido e assim gerar mais avaliações sem muitas dificuldades.

Não tenha medo de pedir para seus clientes que te avaliem, se você chegar aos clientes certos, isso não será incomodo, por isso selecione as pessoas certas. Mas quem seriam essas pessoas?

Clientes mais propícios a deixarem avaliações são aqueles que realizarem uma ou mais compras em sua loja, ou compraram mais de uma vez o mesmo produto. Geralmente são aqueles que adquiriram algo com mais valor, mas nada impede de alguém que tenha comprado algo de baixo custo, avalie.

 

Captura de avaliação de clientes

 

Esse e-mail, em conjunto com as estratégias de uma boa abordagem, pode ter bons resultados. Por isso, abandone as mensagens automáticas. Use o primeiro nome para entrar em contato, ou o produto que o cliente tenha adquirido.

 

Exemplo:

“Oi, nome do cliente

Vi que você adquiriu tal produto por x vezes. Ficamos felizes pela preferência! Espero que esteja satisfeito com os nossos serviços. Pelo seu envolvimento com a empresa, acreditamos que você tenha algo a nos dizer.

Será que você teria uns minutinhos para deixar uma avaliação sobre sua experiência com a nossa loja?

link

Agradecemos por você ser nosso cliente, conte sempre conosco. Obrigada!

Assinatura.”

 

No seu banco de dados separe seus clientes para automatizar esses e-mails, como por exemplo, por quem comprou duas vezes, três, e assim por diante. Clientes satisfeitos vão se sentir mais satisfeitos ainda quando receberem e-mails personalizados.

Quanto aos formulários para envio das avaliações eles devem ser o menos trabalhoso possível. Quanto menos campos a serem preenchidos, melhor. Já é uma iniciativa de bom grado ele avaliar, então não dificulte o processo.

No caminho não serão apenas encontradas apenas boas avaliações, e elas também podem te ajudar. Nada melhor que as críticas para poder melhorar, por isso não ignore as avaliações ruins.

Ouvir os clientes é uma das ações mais importante para os lojistas. Mostre que você se importa com a opinião dele, ele se sentirá especial.

 

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