E-commerce Como aumentar as vendas na internet

Como aumentar as vendas na internet

Por Evandro em 7 de Maio de 2012

Segundo estimativa do IAB Brasil, a internet cresce, em média, quatro vezes mais que a publicidade em geral e isso gera cada mais oportunidades de negócios que bem explorados aumentam a receita das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Embalados por essas oportunidades, várias empresas que possuíam somente lojas físicas, vê na internet uma nova fonte de lucros e decidem lançar também uma loja virtual. Porém, na maioria dos casos a falta de planejamento acaba trazendo prejuízos à empresa, pois a mesma não se preocupou em pesquisar sobre o seu negócio na internet, bem como sobre os hábitos do seu público-alvo na internet.

Com isso, o que era para ser uma ferramenta de vendas lucrativa, acaba sendo um prejuízo, porque não houve um planejamento inicial para determinar como trabalhar o negócio na internet.

A loja virtual oferece diversas vantagens para os empresários, porque diminui custos com funcionários, estrutura física, está disponível 24 horas por dia e atinge um público grande, pois na internet o seu negócio não estará restrito a sua localidade, ele estará disponível para o Brasil e o mundo. Além disso, a loja virtual visa proporcionar comodidade e praticidade para os clientes potenciais que na maioria das vezes não dispõe de tempo para se dirigir à loja física para realizar compras.

Se a sua loja virtual já está disponível na internet e as vendas ainda não começaram a surgir, confira na lista a seguir algumas dicas para vender e aumentar as suas vendas na internet.

Transmita credibilidade e segurança: a sua loja deve apresentar informações sobre a sua empresa, como história, como entrar em contato, quais as formas de pagamento dos produtos afim de transmitir credibilidade e segurança para os clientes potenciais do seu negócio.

Invista em aparência: primeiramente é necessário possuir um layout bonito, com cores agradáveis para transmitir os diferenciais da sua marca. Utilize também imagens bonitas que demonstrem a qualidade dos produtos.

Organize a estrutura da loja: organize as seções da sua loja, de modo que os clientes possam encontrar o que procuram com facilidade.

Ofereça informações sobre os produtos: exiba de forma clara os preços, informações técnicas, custos de frete, a fim de evitar que o cliente tenha surpresas desagradáveis após a finalização da compra.

Tenha um canal de contato e suporte: quando o cliente está navegando na sua loja e lhe ocorre uma dúvida ele quer saná-la naquele momento, por isso é importante oferecer diversas formas de contato, como e-mail, telefone, chat online. Certamente a satisfação do cliente com o atendimento fará com que ele retorne a sua loja.

Ofereça agilidade no atendimento: se o cliente te enviar um e-mail com dúvidas, postar no mural da fanpage da sua empresa, enviar uma mensagem no twitter, procure responder o mais breve possível, pois a agilidade no atendimento aumenta a sua credibilidade.

Tenha qualidade no atendimento: quando o cliente entrar em contato pelo telefone ou pelo chat online, tenha a disposição dele uma equipe qualificada, que conheça a empresa bem como os produtos comercializados, para que o cliente fique satisfeito com o suporte oferecido.

Melhore sempre: navegue pela sua loja, procure identificar se há facilidade para encontrar os produtos, de modo a identificar o que pode ser melhorado.

Invista em publicidade: a internet oferece diversas ferramentas de publicidade, como links patrocinados, redes sociais, basta saber como trabalhar e atrair audiência e posteriormente convertê-las em vendas.

Integre as redes sociais na sua loja: talvez você ainda não esteja familiarizado com as redes sociais, mas com certeza seu cliente está. Por isso, integre as redes sociais na sua loja para que ele possa divulgar o que mais lhe interessar. Desse modo, seus clientes estarão divulgando o seu negócio na internet, ou seja, estarão fazendo o boca-a-boca.

Explore as datas comemorativas: faça um planejamento antecipado para realizar ações em datas comemorativas, como dia das mães, dia das crianças e ofereça descontos especiais aos seus clientes e potenciais clientes.

Fique atento aos domínios: caso você tenha registrado o domínio da sua loja com terminação .com, registre com a terminação .com.br também. Isso dará exclusividade e evitará que os clientes caiam em sites de concorrentes.

E você, o que tem feito para aumentar as vendas na sua loja? Conte para nós!

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