E-commerce Como a categorização dos produtos pode fazer a sua loja virtual vender mais

Como a categorização dos produtos pode fazer a sua loja virtual vender mais

Por Jaqueline Piva em 28 de agosto de 2018

São inúmeras as dicas dadas a quem tem um e-commerce sobre como melhorar sua página, como ter um layout funcional, como melhorar o SEO, mas poucas pessoas lembram de um detalhe bastante importante dentro de uma loja virtual.

A categorização de produtos as vezes passa despercebido pelo fato de parecer algo simples “é só colocar os produtos que vamos vender como opção para o cliente” e não é apenas isso.

Comprar virtualmente é um desafio para as pessoas, pelo menos para as que não estão tão acostumadas é. Lidar com um site também parece simples, mas quem o cria sempre tem que pensar no usuário.

As categorias de uma loja virtual são como se fossem os corredores das lojas físicas. Você entra, navega, escolhe em qual seção quer entrar para o ver o produto desejado e assim por diante.

 

Importância da categorização de produtos

Antes de tudo, o mais importante para ter em mente é focar na prioridade de qualquer site, e-commerce e qualquer produto digital que interaja com o público; a experiência do usuário vem em primeiro lugar.

Quando falamos de experiência do usuário estamos nos referindo principalmente na facilidade de navegação na qual o cliente chegará até o produto.

De nada adianta ter um design intuitivo, inovador, uma boa performance e um bom marketing de conteúdo, se no momento em que o cliente tentar encontrar o seu produto ele não achar.

Nada mais frustrante do que não achar o que a gente procura, principalmente na internet, onde a comportamento do consumidor aponta para uma ‘falta de paciência’ para encontrar as coisas. Isso pode levar você a perder vendas, já que os micro momentos em que o cliente deseja comprar, pode passar rapidamente.

Está aí a importância em ter uma categoria de produtos muito bem elaborada e organizada.

Nada de causar confusão na cabeça do cliente para que você não tenha carrinhos abandonados.

 

 

 

Categorização de produtos na loja virtual

 

 

Como alinhar uma boa categorização?

Na hora de pensar nas categorias de produtos da sua loja virtual, é necessário levar alguns pontos em consideração para melhorar na organização:

  • Conheça a fundo o seu público e o que ele procura na internet, trace as suas linhas de comportamento, saiba quais são os termos que ele pesquisa e do que ele precisa.

 

  • Faça uma análise diante os seus produtos disponíveis e veja quais são as tendências do consumidor dentro da sua loja; o que você mais vende.

 

  • Coloque-se no lugar do cliente, visite outros sites, entenda como as categorias são dispostas e se imagine realmente como consumidor.

 

  • Defina o segmento do seu negócio; separe os produtos que você vende por categorias. As categorias correspondem aos produtos que estarão disponíveis na página de destino.

Por exemplo, você vende produtos eletrônicos, dentre esse segmento, seus produtos são, celulares, tablets, games, informática e uma variedade de produtos para casa. Essas podem ser as categorias da sua loja.

Dentro de celulares você vende diferentes marcas como, Samsung, Motorola, LG, sobre informática você vende notebooks e acessórios, essas podem ser as subcategorias.

As subcategorias são opções e variedades que você tem dentro de um determinado produto. Exemplo, você vende roupas, calçados e acessórios para mulheres, uma categoria poderia ser roupas e as subcategorias: vestidos, calças jeans e blusas.

 

  • Pense em ícones que possam representar as categorias, visualmente deixa a página organizada e facilita a identificação.

 

  • Use palavras-chaves para colocar nas categorias, isso ajuda também na identificação, e no SEO.

 

Conclusão

A categorização é tão importante para aumentar as conversões como também importante para melhorar o SEO da sua loja. Os algoritmos do Google podem direcionar um cliente para o seu site de acordo as especificidades da consulta em relação as categorias da sua loja.

Além disso, a hierarquia das informações também deve ser baseada nas técnicas de SEO.

Categorias bem organizadas melhoram a performance da sua loja, tornam a sua loja muito mais profissional, passa mais confiança e credibilidade para o cliente.

 

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