Dicas Chatbots no E-commerce: O que são e como usa-los?

Chatbots no E-commerce: O que são e como usa-los?

Por Bruno Ananias em 2 de maio de 2017

Os Chatbots vieram para ficar e você precisa conhecer e dominar essa tecnologia que pode ser e será muito útil para o futuro de seus negócios na internet.

Chatbots, atendimento inteligente automático

Nos últimos dias 18 e 19 de Abril, o Facebook anunciou no seu evento anual Facebook Developer Conference: F8, que 1.2 bilhões de usuários estão usando o Messenger e que a plataforma possui 100.000 bots.

Mencionou também que muitas marcas estão usando o Messenger para adquirir novos clientes, oferecer melhor atendimento, permitir comércio e transações financeiras. Além disso, ressaltou que as marcas que utilizam o Messenger têm melhor comunicação com seus clientes.

O chefe de produto do Messenger, Stan Chudnovsky, comentou que o Facebook já tem 60 milhões de empresas no ecossistema e uma grande quantidade delas está no Messenger. O chefão citou, inclusive, que a ferramenta de bate-papo é “a nova sala de estar social para o mundo”.

Um dos principais usos dos chatbots atualmente é o atendimento ao cliente. Bom atendimento é a chave para ganhar clientes leais e repetitivos (que gastam) — chega ser um clichê. Nesse esforço para oferecer o melhor serviço, empresas estão começando a aproveitar as vantagens de ter um chatbot (*).

(*) Quando eu falo de chatbot não estou mencionando essas porcarias que as empresas de telefonia(principalmente) utilizam. Estou falando deste tipo de chatbot aqui KAYAK e Mastercard.

Antes de mais nada. O que é um Chatbot?

Chatbots são programas de computador que usam inteligência artificial para se comunicar com os humanos e servi-los com as informações necessárias. Ele é projetado (de certa forma) para personificar outro ser humano e dar respostas amigáveis usando o processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizagem de máquinas.

Alguns exemplos onde os chatbots estão sendo utilizados:

Varejo:

Absolut: a ferramenta mostra onde o consumidor pode encontrar um drink grátis, qual cocktail você vai querer tomar, código para mostrar no bar. Assim que você escolhe a cidade, uma série de botões pede para selecionar o bairro, então você pode escolher o restaurante ou bar e um navegador web é aberto para gerar um código.

Chatbots Drink Absolut 

Metro: permite os fãs da rede fazer pedidos de sanduíche ou salada, customizar o pão, queijo, vegetais e molhos e pagar em qualquer dispositivo que tenha o Messenger. Usuários podem retirar o pedido em qualquer uma das 26.500 filiais do Subway nos Estados Unidos em 15 minutos ou menos.     

Chatbots Subway EUA

eBayeste bot é capaz de ajudar os consumidores a encontrarem as melhores ofertas do eBay entre bilhões de listagens. Segundo a empresa, funciona melhor que os mecanismos de busca tradicionais, além de ajudar a entender melhor o contexto das necessidades do consumidor. Um dos destaques (ainda em fase de testes) é que o bot consegue processar fotos: você pode mostrar uma foto do produto e ele faz recomendações do produto.

Chatbots no ebay

SnapTravel: a empresa anunciou que seu serviço (meio-robô, meio-humano) de agendamento de hotel já alavancou $ 1,1 milhão de financiamento. O híbrido de robô e humano consegue permitir que a empresa escale seu negócio e ainda oferecer atendimento humano personalizado – evitando a frustração de alguns consumidores que não gostam muito dos chatbots.

Chatbots SnapTravel

Atendimento: KLM , Globe , Rogers , Hyatt

Finanças, Planejamento e Serviços Financeiros: American Express , PayPal , MoneyGram , Western Union , Wells Fargo , MasterCard

Outros: Activision , Tommy Hilfiger

Curiosidades

  • Rogers, maior operadora de telefonia celular do Canadá, viu um aumento de 60% na satisfação do cliente ao fornecer serviços no Messenger.
  • Microsoft, Oracle, Google, Twitter e IBM estão em negociações para improvisar a experiência de seus clientes com chatbots. Eles planejam implementar a Inteligência Artificial no segmento de atendimento ao cliente até 2020.
  • Globe nas Filipinas aumentou a produtividade dos funcionários em 3,5x adicionando automação via Messenger.
  • Em 2 meses de operações o Paypal se conectou com 2 Milhões de contas no Facebook — e o números não param de aumentar.

Concluindo

Existem aproximadamente 100.000 chatbots ativos no Messenger.

Existem aproximadamente 100.000 chatbots ativos no Messenger. Este número explica a tendência crescente da inteligência artificial. A influência desta tecnologia sobre as pessoas é inevitável, o que obriga as empresas a se adaptar a eles. Com base nisso, é melhor ser pioneiro nesta tecnologia e ganhar uma vantagem competitiva.

Pequena observação

Qual o principal App de comunicação hoje? Então! O Facebook já está desenvolvendo API’s para implementar chatbots no WhatsApp.

Whatsapp está no alvo dos chatbots

E aí? Já pensou no uso que os ChatBots podem ter para seu e-commerce ou atendimento via site?

As possibilidades são muitas e nós da Netzee estamos acompanhando a evolução destas tecnologias que já estão presentes em nosso meio e serão cada dia mais comum em nossas rotinas de compra e relacionamento com atendimentos e pesquisas. Se você gostou dessa matéria não deixe de acompanhar nosso blog e também a matéria onde falamos sobre a tecnologia de aprendizagem de máquina, ou “Machine Learning”, que nada mais é que o coração de todas essas mudanças e automações que vem ocorrendo.

Para nós, as máquinas nunca substituirão os homens, mas serão grandes aliadas de nossas rotinas.

Hello! Chatbots no facebook messenger

Recomendação de leitura

Como criar ChatBots inteligente

O que os chatbots oferecem para as marcas? — Think with Google

Facebook F8 2017 — As principais novidades apresentadas no evento

Referencias

Messenger Platform 2.0 Debuts at F8

Facebook Developer Conference: F8

Mastercard Releases Masterpass Chatbot for Intuitive Consumer Experiences

Chatbots as Loyal Friends to Humans: Age of Artificial Intelligence (AI)

Chatbots: Um mundo de possibilidades para empresas e consumidores

Globe Telecom

Publicado originalmente em: https://medium.com/@lenineon/por-que-voc%C3%AA-deve-abra%C3%A7ar-os-chatbots-cbe17a620bf

Fonte e Créditos: @lenineon via ecommercebrasil

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