Dicas Calendário do E-commerce 2018, humanize sua comunicação!

Calendário do E-commerce 2018, humanize sua comunicação!

Por Bruno Ananias em 31 de Janeiro de 2018

Vamos a segunda parte de nosso conteúdo sobre o Calendário do E-commerce 2018. Termina o primeiro semestre do ano, a Copa do Mundo 2018 na Russia está quase no seu final, mas as datas do e-commerce ainda não finalizaram, vamos as dicas para os últimos 6 meses do ano, para vender muito e levantar essa taça de bons resultados.

Antes de começar, vale a pena relembrar as dicas do artigo anterior!

– Planejamento
– Conteúdo
– Feedback

Clica aqui e confira a primeira parte de nossa matéria sobre o calendário do e-commerce para 2018.

A quarta dica que complementa tudo que falamos até agora é Humanizar a comunicação.

Vendemos para pessoas, trabalhamos com sentimentos e emoções. A cada compra realizada, por trás de cada presente comprado, há um motivo, uma intenção, significado, simbologia, fé, crença e tantas outras coisas que tornam cada pessoa única e cada momento especial. Se atente em sua programação, não seja robótico, não precisa escrever a mão um e-mail para cada cliente, mas se atente em ser mais humano, mais sincero e sem exageros ou superficialidades em sua comunicação.

Você conhece seu público, se ainda não, faça antes o dever de casa e busque conhecer. Fale a linguagem que eles já estão acostumados e colha fruto desta dica em seus resultados.

 

Vamos aos meses:

 

JULHO

Férias escolares, festas julinas porque brasileiro que é brasileiro gosta muito de festas e o final da copa. Fique de olho nas oportunidades e no momento que seu público está vivenciando, somente assim suas campanhas terão maior assertividade.

 

  • 15 – Final da Copa do Mundo

Afinal é a Final, e em jogo de decisão só se joga com os melhores e da melhor forma, pra ganhar. Este é o pensamento para Julho e todo o restante da sua programação para os últimos meses de 2018.

Para copa continue atento a proposta do evento, utilize toda sua crietividade e continue apostando na temática para se comunicar com seu público e atrair novas pessoas para seu e-commerce.

 

  • 20 – Dia do Amigo

Amigo que é amigo quer o melhor para seu companheiro, ofertas casadas, leve 2 e pague 1, desconto duplo, brindes e ações voltadas para celebrar a amizade são sempre bem-vindas.

 

AGOSTO

Um dia só para nosso heróis sem máscaras seria pouco, sabe de quem estamos falando?

 

  • 12 – Dia dos Pais

Hérois, guerreiros, batalhadores, base, companheiros, tempo de focar as ações nos relacionamento paternos, na importãncia da figura na família e oferecer descontos que os filhos amam para presentes que os pais vão adorar.

Se você quer acertar, a dica Planejamento é essencial, pois ninguém quer comprar um presente que não possa ser entregue no dia especial, sua logística precisa estar afiada.

Os produtos mais procurados nessa época são: Relógios de Pulso, Vinhos, Smartphones, TV, Tênis e Vestuário.

Se sua audiência ainda não sabe qual presente escolher que tal criar uma rotina totalmente focada em auxiliar essa decisão com criatividade e sugestões que farão além de ajudar a escolha deles, fará com que a escolha seja você. Sugestões: Presentes para Pai Modernos, Pais Aventureiros, Pais High-tech, Pais Esportistas, Pais Pop, Pais Cultos e por aí vai. Quer mais dicas, conte com a Netzee, sua agência rumo ao sucesso!

 

  • 20 – Dia do Revendedor

Se sua loja virtual trabalha com revendedores é uma boa data para se lembrar deles, homenagear e incentivá-los a se manterem conectados a seu negócio.

Promova ações, recompensas e incentivos para valorizar este profissional que muitas vezes faz a diferença nas suas estratégias.

 

SETEMBRO

Tempo de florescer e renovar! Um ótimo mês para floriculturas online e moda floral.

  • 05 – Dia do Irmão

Sugira ao seu público presentear aquele que quase sempre são nossos primeiro e melhores amigos. Família é um dos laços mais fortes que temos e lembrar da data é muito válido.

 

  • 06 – Dia do Sexo | 18+

Para as lojas que trabalham com sexualidade e com itens que apimentam as relações e fantasias de cada casal. O dia foi escolhido pela brincadeira conotativa com a junção da data 6/9 que lembra uma das posições sexuais.

É uma data forte para ser explorada e direcionada a novidades e dicas que podem impactar sua audiência. E claro, não se esqueça dos descontos, promoções e mimos que os clientes adoram.

 

  • 15 – Dia do Ciente

Não são as datas que movimentam seu e-commerce e sim as pessoas e se lembrar delas é a melhor estratégia para vender mais e fidelizar.

Aposte nas promoções, ofertas, descontos e na comunicação ressaltando que você reconhece a importância do indíviduo para sua loja. Trate-os como devem ser tratados, personas importantes e não como mais um no meio da multidão. E não só neste dia, com uma estratégia focada no cliente e na humanização de sua loja, os resultados serão cada vez melhores e impactantes.

 

  • 22 – Início da Primavera

Como toda mudança de estação, lojistas da moda e decoração tem uma excelente data em mãos para ser explorada com as tendências e novidades ao público. Antes, durante a data e durante toda a estação.

 

  • 30 – Dia da Secretária

Uma boa data onde os artigos para escritório tem um aumento expressivo nas vendas. Se você é do nicho de móveis, papelaria e presentes, dê uma atenção a esta data.

 

OUTUBRO

Libere sua criança interior e surpreenda seus clientes com campanhas de alto nível.

 

  • 04 – Dia dos Animais

Se você é do nicho de Pet Shops e a lojas de departamentos investa na paixão pelos animais. A data pode ser explorada pelo e-commercer de artigos de decoração e presente, vai da dica lá do começo sobre conhecer sua audiência. Muitas pessoas possuem animais domésticos ou silvestres que estimam demais. Na dúvida, faça uma ação mais singela e colha os feedbacks.

 

  • 12 – Dia das Crianças

Dispensa apresentação da data, use e abuse da criatividade para encantar as crianças e seus pais para o produto que você oferece em sua loja virtual, é uma das datas com mais adeptos no país.

Lembre-se que o dia das crianças, mas quem compram são os pais, acerte no alvo de suas ações. Impacte sua audiência com precisão.

 

  • 15 – Dia dos Professores

Uma oportunidade boa para as papelarias e lojas de presentes

 

  • 29 – Dia do Livro

Para os amantes da leitura é uma data fantástica para investir e ganhar o público que não abre mão de seus títulos favoritos e coleções da versão impressa. Convide-os para conhecer as ofertas de sua loja virtual!

 

  • 31 – Halloween

Data excelente para lojas de artigos de festa, alimentos e decoração, tanto para público adulto quanto infantil.

 

NOVEMBRO

Um mês de poucas datas, mas de muita relevância

 

  • 24 de Novembro | Black Friday

A sexta-feira do frenesi dos consumidores em busca de grandes descontos, muito esperam ansiosamente para que chegue esta data e não veem a hora de investir suas economias em uma boa compra.

A pergunta que não quer calar: Sua loja está apta para participar?

Para participar é preciso estar preparado com desconto atrativos e honestos, além de garantir a boa estrutura e funcionamento de serviços para suportar o tráfego mais intenso do ano.

Um dica sobre a Black Friday, só entre no jogo se for para ganhar! Ou seja, não arrisque entrar sem cumprir as dicas acima, as consequências podem ser desastrosas para imagem do seu negócio.

A data tira muitas lojas do anonimato, mas também provoca muitas dores de cabeça para quem não se planeja para ela. E mesmo com planejamento os imprevistos são quase inevitáveis devido ao volume de pedidos e operações logísticas.

Não é cedo demais para pensar na Black Friday!

Principalmente se você quer participar é uma data que precisa ser posta no seu calendário de planejamento garantir resultados realmente bons para seu e-commerce.

A titulo de curiosidade o E-bit emitiu uma nota sobre os resultados da Black Friday de 2017, que aponta o crescimento continuo desta sazonalidade.

LEIA A NOTA da E-bit no no portal Terra, clicando aqui! 

Vou deixar alguns links com as dicas que aplicamos em 2017 para você se informar, se inspirar e se preparar para a Black Friday 2018, voltaremos a falar disso mais adiante quando for eminente o acontecimento.

Como pode ver, abordamos muitas vezes o tema ano passado, essa é uma dica que precisa estar bem anotada em seu planejamento, tenha uma antecedência de pelo menos 1 a 2 meses em suas estratégias para emplacar sua marca na Black Friday. Leia as matérias acima e descubra o porque.

 

  • 27 de Novembro | Cyber Monday

A Black Friday já é uma data que caiu na graça do comércio em geral, diferente do Cyber Monday que é uma data específica do e-commerce. Podemos definir como uma extensão do Frenesi da sexta-feira de Black Friday. É um dia onde as lojas continuam ofertando seus descontos para atrair o público.

 

DEZEMBRO

Família, Verão e festas, muita festa… acerte nas datas e tenha motivos para festejar e comemorar também seus resultados.

 

  • 08 – Dia Nacional da Família

Incentive a troca de presentes entre os membros da família e/ou aquisições que vão unir e beneficiar a todos.

 

  • 21 – Início do Verão

Mais uma vez a alta fica por conta das lojas de moda, acessórios, decoração e agências de viagem, afinal de contas, estamos na alta estação.

 

  • 25 – Natal

A data mais comercial de todas, a troca presentes, as decorações, as comidas e bebidas simplesmente não passam em branco… Invista na data e se você tem seu lado religioso, se seu público aceita bem isso, não se esqueça de socializar e falar do simbolismo da data para engajar ainda mais sua audiência.

 

  • 26 – Boxing Day

Talvez a data seja novidade para você, mas vale a pena se informar, conhecer e tirar proveito dela, por ser propícia para ofertar grandes promoções e promover a queima dos estoque de Natal.

A data registra altos índices de resultados desde sua primeiras edições, confira a matéria sobre o assunto clicando aqui!

 

  • 31 – Revéillon

A última oportunidade de fechar o ano com chave de ouro! Defina bem as estratégias e mostre-se empolgado e agradecido juntamente com seu público para mais um ano que vai se inciar.

 

Há muito para o que ser trabalhado durante um ano no e-commerce, se você tomar como base nossas dicas e anotar as datas importantes que você irá trabalhar, com certeza realizará ações de sucesso e alcançará resultados sólidos.

Obrigado por nos acompanhar, qualquer dúvida comente nossa matéria ou entre em contato conosco para saber mais.

 

 

Quer saber todas as datas do ano?

  • Datas Comemorativas – http://www.datascomemorativas.me/
  • Calendarr – https://www.calendarr.com/brasil/datas-comemorativas-2018/

 

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