Dicas Calendário do E-commerce 2018, acerte nas ações!

Calendário do E-commerce 2018, acerte nas ações!

Por Bruno Ananias em 23 de Janeiro de 2018

Que tal atualizar sua agenda para de 2018, confira as datas favoráveis ao e-commerce deste ano, favorite nosso artigo para não esquecer de nenhuma, tire maior proveito delas e acerte nas ações se programando com antecedência para cada uma.

Antes de conhecermos as datas 3 coisas são fundamentais para o sucesso de suas campanhas no e-commerce 2018, são elas:

 

Planejamento

Não deixe nada para última hora, tenha uma rotina de pelo menos 20 a 30 dias antes para começar a se planejar para as datas e sazonalidades mais importantes para seu e-cormmece.

Ano passado falamos o mesmo tema e o resultado foi bastante positivo para nossos parceiros lojistas, este ano apesar de termos um novo ponto de vista e algumas datas que são ão de cair em dias diferentes, vale a pena conferir a matéria antes de prosseguir a leitura, ou complementar com ela ao final desta leitura:

 

Conteúdo

Produza bons conteúdos, redigija bons textos e selecione um design de alto calibre, tenha em toda sua estratégia um conteúdo relevante, alinhado a realidade dos seu negócio e com a linguagem que seus clientes estão acostumados. Seja você, porém seja melhor, surpreenda e impacte sua audiência!

 

Feedback

Após realizar suas campanhas bem planejadas, com conteúdos bem elaborados é hora de medir os resultados e colher os frutos e aprendizados desta jornada, cada ação que você fizer ganhará experiência, conhecerá melhor os seus clientes e saberá onde pode melhorar ou o que fez mais sucesso nas estratégias traçadas.

Dica: Fique sempre de olho nas mídias sociais, veja e ouça sua audiência!

Vamos as datas? 2018 é um ano promissor para o e-commerce

Apesar das crises ou justamente por elas, a preferência por comprar on-line só tem aumentado e estar de olho nas datas especiais do ano é uma grande sacada para você lojista do meio digital.

 

JANEIRO

Ano novo, vida nova, tudo novo! O primeiro mês do ano é sempre um tempo de mudanças, realizações de promessas e os nichos de suplementos, roupas e acessórios para academia são alvo para ajudar os clientes a darem um UP em suas metas.

Não, não nos esquecemos que Janeiro também é um mais de descanso, onde muitos ainda estão viajando ou retornando de viagem, ou ainda no meio de suas programações para aproveitar os dias de férias, sites de viagens, itens de Praia, Camping, piscina e outros, sites que comercializam este tipo de produtos ou serviços estão no foco do público que se encontra nesta fase.

E falando em tudo novo, explore o começo do ano para aqueles que gostam de mudança, um móvel novo, uma reforma para alegrar o astral, um mimo novo para se apegar e que tal aquela blusinha nova para arrasar nas festa em 2018? Não se limite, crie, ouse, confie no seu instinto, dê o melhor de si para conseguir o melhor de seus clientes.

 

  • 25 – Aniversário de São Paulo

Para e-commerce locais é muito válido além de parabanizar uma das maiores cidades de nosso país, tirar proveito da data e oferecer boas ofertas e frete grátis na capital, para atrair e cativar os clientes.

  • 26 – Dia da Gula

Especialmente para quem trabalha com comércio de comida, bebida, doces e guloseimas, brinque com o tema, explore sabores, apresente combinações, seja criativo e ganhe seu cliente pela boca.

  • 30 – Dia da Saudade

Trabalhe forte explorando a amizade, o amor e a prática de presentear. Desperte as emoções e o saudosismo dos clientes, saudade da infância, do amigo, do amor, dos filhos, dos pais, etc.

Que tal recuperar seus carrinhos abandonados com uma mensagem bem criativa? Ou de dar um alô para aqueles clientes que já fizerem negócio com você? Resgate-os com mensagem bem elaboradas de saudade e ofertas que vão fazê-los voltar correndo pra fazer negócios com você.

 

FEVEREIRO

O mês é muito conhecido pelo Carnaval Brasileiro, uma das maiores festas do Brasil, conhecida mundialmente, tudo que se aplica ao carnaval combina com ofertas, cores, diversidade e Folia.

Aproveite o clima alegre e festivo e coloque seu bloco de ofertas na rua, não permite que a data ofusque suas vendas, entre no clima e cai na graça de seus clientes.

 

  • 13 – Carnaval

A data em si é apenas um dia, mas o temática começa agora e não tem hora pra acabar, explore os dias de Fevereiro e obtenha atenção total da sua audiência.

Tome cuidado com prazos, não se comprometa demais, pois sabemos que esta época do ano é movimentada nas ruas, mas um tanto quanto devagar nos serviços o que pode acarretar atrasos típicos para o periódo.

Se para você a data não é produtiva ou interessante, tire o período para se organizar e continuar vendendo depois das festas. A ociosidade que a data pode gerar não é tudo negativa, é um bom tempo para você avaliar seu negócio e deixar tudo pronto para as demais excelentes oportunidades que estão por vir.

  • 14 – Valentine’s Day

Apesar de não ser uma data comemorada oficialmente no país, há comunidades pops, geeks e nerds que se liga na data que pode ser explorada para ofercer descontos, ofertas casadas e muito material de mídia para encantar os corações dos clientes apaixonados.

  • 14 – Dia da Amizade

Conhecida como uma forma de amor, a amizade é valorizada e merece ser presenteada. Corra para as mídias!

MARÇO

Um mês regido pela data internacional que homenageia elas que são muitas, que são guerreiras, que são lindas, maravilhosas e incríveis, as mulheres.

 

  • 08 – Dia Internacional da Mulher

Mulher Brasilieira, mãe, irmã, esposa, noiva, namorada, amiga, colega e tantos outros adjetivos e qualidades para definir esse ser tão especial. Elogie, enalteça, dê privilégios, exclusividade, descontos e muitos sapatos, elas amam. Fica a dica!

  • 10 – Dia do telefone / Dia do Sogro

Alô, sogrão, que tal um smartphone novo para conferir as fotos da sua netinha? Fala sério? Assim se ganha um sogro fácil, fácil! rs

Explore a venda de aparelhos relacionados e use de bom humor para tratar também da data do sogro.

 

  • 15 – Dia do Consumidor

Cuidado, você não será perdoado o ano todo se deixar passar a data mais importante dos seus clientes! Rs Brincadeiras a parte, mostre a importância do cliente, valorize aqueles que já são fieis e aproveite para fidelizar novos cliente com uma memória sincera desta data e com boas ofertas e promoções para comemorar.

Depois desse dia só mesmo aquele e-mail marketing esperto, direcionado e bem recheado no dia do aniversário do seu cliente. Você faz? Pense sobre isso!

  • 17 – Saint Patrick’s Day

Outra data pouco convencional mas que pode ser uma forte aliada principalmente dos e-commerces de bebidas, trabalhe as cores da data e tenha em mãos boas ofertas para garantir a alegria desta data festiva.

  • 20 – Início do Outono

Mudam-se as estações e com ela as roupas, acessórios e a moda, e como tudo que é novo agrada muito. Queimas de estoque da coleção passda, alertas a nova estação e tendências são itens essenciais para quem quer aproveitar a oportunidade de fazer boas vendas na data.

  • 30 – Sexta-feira Santa

Dias santos não são dias para serem ‘explorados’, mas se você atua no comércio de artigos religiosos ou de alimentos que podem complementar esta época e tem ligação de fé com a data, use da sua sinceridade e da sua verdade e comunique a mensagem que seu público gostaria de ver, ler e ouvir. As vendas serão uma consequência do seu pomderamento ao falar sobre este ou qualquer outro assunto sério que possa surgir.

 

ABRIL

Que mentira que nada, esse ano é ano de Páscoa, que data incrível para se sobrepor sobre o cômico dia da mentira, aquele dia de pregar peças e fazer piadinhas.

Quer ter sucesso em sua loja virtual, aí vai uma dica, fique longe de mentiras! Transparência é fundamental em um e-commerce.

 

  • 01 – Páscoa

Uma data simbólica, festiva tanto quanto religiosa, se aplique a tradição, explore os presentes, chocolates e fale também do significado da data em si, o mais importante não é apenas vender e sim engajar, o maior segredo está em conhecer sua audiência e compreender o que pode ser mais interessante e útil para ela nesta data ou em qualquer outro dia ou ação durante o ano.

  • 28 – Dia do Frete Grátis / Dia da Sogra

Que tal unir o útil ao agradável e… brincadeira, rsrs
Não compactuamos com nenhuma brincadeira de mau gosto relacionado as progenitoras de nossos pares.

Dia do Frete grátis não há segredos, nem muito o que comentar, é outra data que seus clientes não vão perdoar se você deixar passar em branco.

Aproveitando também a data com aqueles que querem ganhar uns pontos com a sogra comprando algum mimo ou quem sabe até um presentão.

 

MAIO

Nossas rainhas, nossas divas, mereciam um mês inteiro só delas… Mães!

  • 01 – Dia do trabalho

E-commerce de ferramentas, trajes e afins. Faça promoções voltadas para profissionais em todos os níveis, freelancer, colaboradores e empreegadores, para isso basta conhecer seu público e não vou me cansar de falar sobre isso.

Ah, não se esqueça de homenagear e enaltecer seus esforços diários e engaja-los neste dia.

  • 13 – Dia das mães

Um dia muito importante, cheio de emoções e carregado de sentimentos. Apesar de todo simbolismo e significado da data, como comerciantes precisamos nos atentar pois essa é uma das datas que mais movimentas no comércio eletrônico e você precisa expor todo lado humano do seu negócio e conquistar o coração de sua audiência. Afinal elas merecem e nos às amamos. Não se modere, mas não exagere!

  • 25 – Dia do Orgulho Nerd / Dia da Toalha

As comunidades Pop, Geek e Nerd não perdem por nada esta data, comemorado e bastante aclamado nas mídias sociais, este dia movimenta todo universo ligado a games, informática, brinquedos, acessórios, presentes e itens de cultura relacionado ao universo pop.

Se você é um comerciante que atua com produtos voltados a esse público não pode ficar de fora dessa e se você quer ganhar o coração dessa galera, se aprofunde no significado e capriche nas ações para a data. Que a força esteja com vocês!

  • 31 – Corpus Christi

Mais uma vez a questão religiosa, se você trabalha com esse nicho ou se você tem uma ligação de fé sincera, fale com sua audiência e traga a eles a mensagem de esperança contida em cada uma dessas datas.

 

JUNHO

Comidas típicas, fogueira, quentão e paixão! Eita, trem bão demais sô!

Há muito o que se explorar neste mês Junino, a temática das festas para quem trabalha com comida, roupas e fantasias, tanto para quem quer fazer um arraiá de ofertas e atriar o público para si.

  • 12 – Dia dos Namorados

Pegue carona na data e faça sua audiência se apaixonar ainda mais por sua loja, desconto, mimos, ofertas e promoções de tirar o fôlego são sempre bem-vindas. Capriche, o amor merece ser celebrado.

O dia dos namorados também é uma das datas que mais movimenta no e-commerce, fique de olho para ganhar alguns coraçõezinhos no engajamento com seu público.

  • 14 – A Copa do Mundo é nossa!

Dia 14 é o dia oficial do início da Copa do Mundo 2018 na Rússia. Uma época que movimenta a paixão mundial pelo futebol, onde muita coisa pode ser trabalhada, explorada e bem aproveitada. Vista a camisa do seu e-commerce e entre em campo pra ganhar!

Fique de olho apenas nas questão de direitos autorais no uso de alguma logo ou marca exclusiva FIFA.

Com uma proposta de falar de uma maneira diferenciada com vocês amigos e parceiros lojistas da Netzee e também para você que está chegando pela primeira vez até nosso blog, encerro esta primeira parte e afirmo o compromisso de na próxima semana trazer mais conteúdo e finalizar nossa série sobre as datas no e-commerce em 2018.

Guarde bem cada dica e comece a planejar sua ações para que 2018 seja um ano de sucesso nas suas estratégias e no resultado de vendas. Conte com a Netzee!

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