Dicas Brainstorming: o que é e como usar na sua empresa

Brainstorming: o que é e como usar na sua empresa

Por Jaqueline Piva em 22 de janeiro de 2019

Já ficou totalmente sem ideia e sem saber o que fazer? Todos já passaram por isso, na vida ou no trabalho, e acontece, é normal. Mas existem técnicas para solucionar o problema.

O Brainstorming são estratégias usadas para promover ideias. Na tradução literal da palavra ela significa “chuva de ideias”. E é isso mesmo que ocorre quando colocado em prática, uma chuva de ideias, que no caso podem servir para resolver um problema.

Muito utilizado nas agências de marketing e publicidade, esse ritual se expandiu e pode ser usado para qualquer segmento, para resolver qualquer tipo de problema sem que precise envolver uma campanha de marketing ou até mesmo um cliente.

O Brainstorming é uma técnica que consiste em fazer uma reunião com bastante pessoas para que sejam colhidas ideias para certa finalidade.

Essa reunião é livre para que as pessoas exponham suas ideias sem medo, mesmo que elas não tenham sentido. É um momento livre para deixar as ideias fluírem.

A reunião consiste em um processo para chegar em algum consenso, como resolver um problema, criar produtos, definir regras, criar estratégias e o que for necessário a participação de mais de uma pessoa para resolver algo.

Como é essa reunião?

Na prática a reunião consiste em expor o motivo da reunião, de maneira que fique claro a todos. A partir disso as pessoas já estão livres para cada um pensar nas ideias e apresenta-las ao grupo. Após ideias expostas é hora de agrupa-las e filtrá-las. E a decisão da resolução fica por conta dos responsáveis que irão tirar proveito das ideias que a equipe propôs.

Para uma reunião de brainstorming, existem alguns conceitos básicos.

1 – Primeiro, nada de críticas. A ideia é que todos falem sem que sejam interrompidos ou criticados.

2 – A quantidade de ideias que uma pessoa pode dar é livre, não limite a criatividade do outro. No Brainstorm a quantidade vale mais que a qualidade, o importante é a garantia de muitas ideias.

3 – A quantidade de ideias se diz respeito a ideias diferentes e não uma variação de uma ideia central, essas são automaticamente agrupadas para que as ideias novas cresçam.

 

Como fazer uma reunião de Brainstorming

 

Como se preparar?

1 – Deixe todo mundo a par do que irá ser tratado e qual o intuito da reunião. Assim quem for participar pode ler algo antes, pesquisar, e procurar se preparar para o propósito.

2 – Crie um ambiente agradável para a reunião, que seja favorável, e confortável para os participantes. Isso envolve fatores como um ambiente bem iluminado, arejado.

3 – Deixe separado um lugar onde a ideia de todos possam ficar visíveis para saberem que possui importância.

 

Como proceder durante e após a reunião?

Após ideias todas postas a mesa, o processo de seleciona-las acontece, primeiro são agrupadas caso hajam ideias parecidas, depois filtradas e selecionadas. As ideias selecionadas passaram por um aprofundamento das mesmas.

Explique ao grupo o porquê as ideias foram escolhidas e o que elas têm a agregar na empresa.

Depois de escolhidas é hora de agir, e colocar em prática as soluções. Os resultados talvez demorem para aparecer, mas nenhuma implementação assim é tão simples.

Essa pode ser uma solução inovadora e radical para a sua empresa, mas que pode funcionar. Essas reuniões podem melhorar também o trabalho em equipe da empresa, integrando setores diferentes.

Escolha como fazer e organizar essa reunião e conte para nós o resultado!

 

Comente, sugira e participe: