E-commerce Atendimento O Segredo do Atendimento Pós-Vendas

O Segredo do Atendimento Pós-Vendas

Por Caroline em 30 de Janeiro de 2014

Um dos temas mais comentados atualmente é o atendimento ao cliente, muito se fala, muito se explica, criam-se fórmulas de sucesso, enfim, todo mundo tem uma dica até porque todos sabem como querem ser atendidos.

Bem além de todas essas suposições existe uma verdade universal que é conhecida há muito tempo, e que une dois princípios básicos, a educação e o respeito. Não é nenhuma novidade, mas é de extrema importância trazer esses fundamentos para o meio comercial, afinal, quem demonstra conhecimento nessa área com certeza colherá bons resultados em sua empresa. Aplicar esses princípios na prática é considerado simples, pois o ser humano é condicionado a entender o que o outro deseja, ser receptivo à suas opiniões.

No entanto, a dúvida é: como importar essas características para o e-commerce? É essencial conhecer o público que se atende, quais são as possíveis reações diante de determinadas situações, entre outras, onde um estudo detalhado utilizando-se de recursos básicos e primordiais garante uma boa primeira impressão.

Em alguns casos, o calo para muitos negócios não é o atendimento inicial e sim a dura missão de manter a mesma relação após concluir a venda ou o projeto.  Aquela velha história de que “o cliente tem sempre razão” é bem aplicada em várias situações, mas podemos alterá-la para “o bom senso tem sempre razão”, sem perdas. É preciso atender todas as necessidades dele e não simplesmente alterar prioridades, pois aquele investimento já foi concluído.

O cliente enviou um e-mail, responda. O cliente telefonou? Retorne a ligação. O cliente foi até a empresa, receba-o. Não existe situação pior do que esperar algo sem ter ao menos uma pequena visão de uma possível resposta. Sem dúvida alguma, o meio virtual ainda é fonte de dor de cabeça e desconfiança para muitos, principalmente quando o assunto é o comércio virtual e a melhor forma de se destacar é proporcionar ao cliente a tranqüilidade e a certeza de um bom negócio. Se no momento não tiver como solucionar, avise o consumidor, transparência torna o negócio mais humano. Mantenha sempre uma comunicação ativa e busque conversar sempre pelo mesmo meio utilizado pelo cliente, a não ser que este prefira de outra forma.

Um pós-venda nada mais é que um relacionamento maduro entre empresa e consumidor e para não deixar que a rotina tome conta, é preciso estar presente sempre! Provavelmente você já ouviu a frase “Quem não dá assistência, abre concorrência”, e essa frase sim é verdadeira, pois apesar do projeto concluído, aquele cliente em potencial que confiou em sua marca, pode simplesmente realizar uma publicidade negativa. Existem inúmeras formas de oferecer um atendimento eficaz, mas lembre-se sempre que a educação e o respeito são a cereja do bolo.

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