E-commerce Assessoria de imprensa para e-commerce

Assessoria de imprensa para e-commerce

Por Jaqueline Piva em 4 de dezembro de 2018

Um tema pouco abordado pelos empreendedores, é a assessoria de imprensa para e-commerce, mas que tem um papel muito importante dentre um negócio.

A assessoria de imprensa trata-se de um trabalho de comunicação que desenvolve relacionamentos entre empresas e veículos de comunicação. O objetivo é que essas empresas apareçam na mídia em artigos, matérias e entrevistas sobre temas relacionados ao segmento de mercado.

Mesmo sendo um pequeno empreendedor, é possível sair na mídia, caso você esteja pensando que isso não seja para você. Com um pouco de esforço é possível ganhar visibilidade nem que seja no jornal local da sua cidade.

Tão importante quanto o SEO, os links patrocinados, uso de redes sociais, e-mail marketing e ações de marketing digital, é a assessoria de imprensa. É esse trabalho responsável por introduzir o nome da empresa nos meios de comunicação.

Através disso, é possível gerar credibilidade, ganhar visibilidade, ampliar a presença da marca, ter reputação e ainda melhorar posicionamento orgânico.

 

Como aparecer na mídia?

Durante o planejamento de uma loja virtual a assessoria já deve estar inserida como um plano para colocar em prática. Em empresas de maior porte, existem planejamento de comunicação para definir estratégias como essa.

Para conseguir contato com os meios de comunicação, os assessores têm algumas opções:

Release: é um texto que resume o objetivo da empresa, suas vantagens e benefícios. Ele é enviado a um jornalista dos mais diferenciados meios de comunicação, caso tenham interesse no release, e, assim, o produto ou serviço da empresa é divulgado com matéria, no melhor formato.

Mailing list: uma lista de contatos estratégicos para o envio de sugestões de pauta ou dos releases para jornalistas, redações, rádios, que possam ter possível interesse no conteúdo.

Follow up: após enviar o release para o mailing list, pode-se fazer ligações aos jornalistas para estreitar a relação e aumentar o interesse de tal sobre a empresa. Esse contato potencializa o efeito do release.

Press kit: envio do produto ou amostra dos serviços para que os jornalistas se interessem e escrevam sobre, avaliando o material prático.

Convite: quando a empresa realiza um evento, pode convidar os jornalistas mais adequados para fazer a cobertura do mesmo.

 

Para que um projeto feito pela assessoria tenha sucesso e gere relevância para os meios de comunicação, é necessário que ele possua o valor notícia, que pautam a relevância de um assunto para a sociedade. São eles:

Amplitude: gerar interesse para um grande número de pessoas;

Atualidade: ser uma novidade para o público

Inusitado: ser diferente do que as pessoas estão acostumadas ver, e por isso destaca-se.

 

Qual a importância para o meu e-commerce?

A assessoria de imprensa te da possibilidade de falar mais sobre o seu negócio, sobre assuntos relacionados, sobre o produto, e sobre a expertise do seu trabalho como profissional.

Quando se ganha visibilidade e as notícias começam a ser veiculadas, a loja aumenta consequentemente as visitas e vendas. Para chegar a esses resultados, demora de três a seis meses, prazo que algumas empresas não conseguem esperar para ter resultado, e por isso alguns dizem que não funciona. Mas esse trabalho requer tempo, e com o tempo os resultados apareceram.

 

 

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