Acessibilidade A importância da acessibilidade digital

A importância da acessibilidade digital

Por Evandro em 31 de Maio de 2012

Quando falamos em acessibilidade, logo nos remete a ideia de oferecer meios para que pessoas com deficiência possam se locomover, ler, enfim, proporcionar aos portadores de deficiência a autonomia de realizar atividades do dia-a-dia. E a acessibilidade digital não é muito diferente disso.

A acessibilidade digital visa também oferecer condições para que todos, idosos, daltônicos, portadores de deficiência, usuários utilizando qualquer tipo de tecnologia de navegação, possam visitar e interagir com sites.


NÚMEROS SOBRE O ACESSO À INTERNET NO BRASIL

Para se ter uma noção da importância da acessibilidade digital, vejamos alguns números referente ao acesso à internet no Brasil.

  • Segundo dados do Censo 2000, mais de 16 milhões de brasileiros são deficientes visuais.
  • 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil;
  • 31% dos internautas brasileiros navega a uma velocidade lenta, de até 512 Kbps, segundo estudo realizado pela The Nielsen Company sobre o uso e qualidade das conexõesde banda larga;
  • 40% da população brasileira acessa a web utilizando smartphones, segundo estudo da IAB Brasil


O QUE DIZ A W3C

A W3C (Consórcio Internacional que desenvolve padrões para a Web) criou critérios que fazem parte do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para orientar como os projetos web devem ser desenvolvidos a fim de tornar o conteúdo mais acesssível pelos usuários em geral.

Entre os critérios apresentados estão, adicionar legenda em vídeos, incluir texto alternativo em imagens, usar cores adequadas para que o conteúdo apresentado seja legível.

Para desenvolver um projeto web que ofereça acessibilidade, é preciso atender a quatro princípios básicos:

  • Percepção
    Os projetos devem permitir que os usuários sejam capazes de notar o conteúdo de que está sendo apresentado, sem qualquer dificuldade.
  • Funcionamento
    Ao desenvolver um projeto para web é preciso estudar como os usuários vão operar os componentes da interface bem como  navegar no site, para que esta tarefa seja realizada de forma simples e intuitiva.
  • Compreensão
    Os usuários precisam compreender a informação que esté sendo passada e conseguir operar a interface.
  • Robustez
    O projeto web deve ser acessível em antigas e novas tecnologias, de forma que os usuários entendam o que está sendo apresentado.


VISIBILIDADE NO GOOGLE

A acessibilidade digital é um fator também analisado pelos buscadores, pois isto é utilizado para avaliar a navegabilidade do site. O Google por exemplo, leva em consideração a maneira como  o conteúdo do seu site foi organizado, isto é, se imagens e vídeos possuem textos alternativos, enfim, se o seu site é acessível a todos.

Possuir um site acessível aos internautas, significa que o mesmo tem relevância para o buscador e isso também influencia no  posicionamento do seu site nos resultados orgânicos do Google. Para saber mais, você pode ler o artigo sobre como aparecer na primeira página do Google.

Comente, sugira e participe:

  1. Paulo 21 de novembro de 2012

    Muito interessante o conteúdo aqui transmitido!

    Grato,

    • Luciana Alves 21 de novembro de 2012

      Olá Paulo,

      Muito obrigada pelo elogio! Fico muito feliz por saber que compartilho conteúdo relevante!

      Continue acompanhando o blog e comentando! 😀

      Abraços