Dicas A Black Friday vem aí! Sua loja esta preparada?

A Black Friday vem aí! Sua loja esta preparada?

Por Bruno Ananias em 17 de outubro de 2017

Na Black Friday de 2016 o e-commerce Brasileiro registrou um faturamento de quase 2 bilhões, 17% maior em relação ao ano anterior, o período considerado para este levantamento foi das 0h até 23h59, sendo que além disso muitas empresas começam antes e terminam depois nos eventos que complementam esta data. Black Week, Cyber Monday e tantas outras estratégias para conquistar o consumidor com aquele descontão e fechar o ano com os números lá em cima.

 

Para 2017 a expectativa é ainda melhor, depois da frustrante “Black Fraude” como ficou conhecida a data no ano de 2013, os lojistas aprenderam e se reestruturam, se adequaram a regras e desde então vem reconquistando e construindo um vínculo real e fidelizado do consumidor com a data, com consumidores mais confiantes e as mudanças no comportamento de consumo, este ano estima-se um crescimento de mais 15% em relação a 2016, com faturamento de 2,2 bilhões. Vai deixar seu e-commerce fora dessa?

 

Para participar de uma data como a Black Friday não basta o lojista querer, ele precisa estar preparado para não fazer feio e conquistar ainda mais seus clientes e novos consumidores que podem vir a conhecer sua loja nesta data onde o que manda não é apenas o preço, mas sim todo o processo de atendimento antes, durante e depois, principalmente depois, pois um bom pós-venda e organização logística para assegurar entregas irão tornar a sua marca memorável na mente dos consumidores.

 

Conheça os pontos a serem levados em consideração para uma Black Friday de sucesso!

 

Comece a Black Friday com Estoque em dias

Não queira vender o que você não tem e não faça compromisso com aquilo que você não tem total controle, um fornecedor pode falhar e gerar uma tremenda dor de cabeça para a imagem do seu negócio.

Temos pouco dias até a Black Friday desse ano, se você não se preparou corra e defina suas estratégias para vender e garantir satisfação total entregando o que foi vendido.

Ainda no estoque, não é só a quantidade de produtos, mas é conhecer a fundo sua loja e seus consumidores e o que pode mais impactar e interessá-los nesta época.

E um grande benefício desta data é se livrar do velho, empacado para liberar espaço e orçamento para as compras de Natal, novas coleções, saiba escolher os produtos e busque definir a melhor estratégia e preços para que sua Black Friday seja um verdadeiro sucesso!

 

Sua plataforma está preparada para a Black Friday?

Não há muito mais tempo para ter dúvidas sobre isso, o processo de migração de uma loja pode demorar meses ou custar muito caro para apressar um serviço tão minucioso e importante como uma plataforma de e-commerce, por isso a escolha certa faz toda diferença para que você se sinta seguro e confortável com uma plataforma de e-commerce definitiva e altamente escalável.

A plataforma é uma das principais decisões de um lojista em relação a sua atuação no mercado digital, começar com baixo investimento pode ser uma solução, mas começar certo é muito melhor, trabalhe o agora, mas não se esqueça das previsões futuras.

A Black Friday é uma grande data no e-commerce mundial e estar preparada para um dia como esse em que a lojas recebem milhares de milhares de acesso é preciso ser previsto muito antes, para ter a certeza que você estará pronto para participar da data sem ‘pagar mico’.

Oscilações até os grandes players do mercado tem neste dia devido a carga espetacular de acessos e requisições ao sistema, mas ficar fora não é um luxo que uma loja participante de um evento como este pode correr o risco de deixar acontecer.

Avise seu prestador de serviço sobre sua participação e se certifique da elasticidade de sua plataforma em caso de picos de acesso e múltiplas requisições ao servidor.

Não é uma vergonha ficar de fora ou agir de maneira um pouco mais tímida, você nem mesmo precisa ficar fora da data, mas não mergulhe de cabeça fazendo campanhas para data se sua plataforma não estiver preparada, a dica de hoje pode servir para que na próxima oportunidade sua loja possa se destacar na data.

 

Black Friday do cliente, aposte dobrado na User Experience.

User Experience não é um termo da moda entre as agências e desenvolvedores, mas ela está diretamente com a maneira que o usuário enxerga e interage com sua loja.

Uma boa user experience nesta data é tornar fácil e objetiva a jornada do consumidor em sua loja, destacar categorias principais, destacar os produtos que seus consumidores mais desejam, criar desde já landing pages que despertem a curiosidade e deem um norte daquilo que ele poderá encontrar em sua loja no dia mais esperado do ano e um cadastro base para que ele possa receber as ofertas de sua loja.

Não se esqueça dos e-mails e dos dispositivos móveis principalmente, como apesar de ser uma data muito aguardada por todos, não é nenhum feriado e a maioria das pessoas está na rua ou em seus trabalhos, acessando nos horários adequados ou checkando em seus e-mails o que pode ter de bom para se aproveitar mais tarde. Isso é User Experience: Pensar no comportamento das pessoas e prever todas as situações para impactar e facilitar a vida do usuário para garantir as vendas!

 

Pegando carona na Black Friday do Marketplace!

Se você tem seu próprio canal e atende todos os requisitos que falamos até então, com certeza impactar com seu conteúdo é muito mais vantajoso para sua lucratividade. Mas se talvez você não se sente tão confiante quanto a isso, pegar carona no Marketplace pode ser uma opção válida e bastante interessante.

O Marketplace pertence a grupos diferentes do mercado digital, formado por grandes players que abrem suas lojas para receber outros lojistas que desejam anunciar através deles pagando uma porcentagem por isso. A vantagem imediata é a visibilidade e as desvantagens iminentes são a concorrência e margem de lucro menor.

Porém, no ponto de vista de estrutura e divulgação se tratando de Black Friday pode ser uma vantagem se unir a um desses gigantes e participar do evento. Mas não é só chegar, cadastrar e vender, os Marketplaces possuem regras e tem um processo burocrático de aprovação de lojistas e de participação em eventos como este.

Se você já tem um vínculo com um Marketplace, com certeza já deve estar a par do que precisa fazer para participar e se você ainda não tem, é hora de acelerar e ir em busca para preencher os requisitos necessários.

 

O verdadeiro motivo da Black Friday: O consumidor!

No final das contas, Black Friday, Black Week, Cyber Monday, ‘Dia D’, oferta do dia, ‘Red Friday’, promoção de aniversário, são todas estratégias que visam impactar e atrair os consumidores para comprar, este é o conceito que define o termo Customer Experience (CX), ter o consumidor como centro de todas as ações e estratégias pretendidas.

As lojas que investem em estratégias focadas em CX escutam seus compradores e desenham processos personalizados de acordo com seu público-alvo, tornando-as mais próximas e assertivas.

Descubra o ponto forte de sua empresa em relação ao seu público e potencialize isso nas suas estratégias de Black Friday, apesar de ser uma data onde as pessoas anseiam pelos melhores preços, um cliente consolidado e estrategicamente impactado vai sempre priorizar sua escolha antes da decisão final.

Busque uma sinergia entre todas as pessoas envolvidas nos processos de sua loja, a experiência que conta é aquela que começa bem e termina ainda melhor, todos, sem exceção são responsáveis pelo nível de satisfação do consumidor final e pela avaliação ou indicação positiva ou negativa que o cliente fará da loja para seu ciclo de convívio.

Reflita, debata as ideias, se prepare e posicione sua loja para participar desta data!

Não fique parado, a Black Friday vem aí!

 

 

 

 

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