Dicas 8 Ideias para Live no Facebook: Saiba como atrair clientes

8 Ideias para Live no Facebook: Saiba como atrair clientes

Por Jaqueline Piva em 16 de outubro de 2018

Se a sua empresa tem uma conta no Facebook, você não pode deixar de fazer Live. As lives passaram ser muito bem aceitas pelos usuários e geram mais engajamento que outros formatos de posts, e até mesmo que conteúdo em blog.

Dentro das práticas de marketing digital, utilizar esse tipo de formato para alcançar o público é uma boa prática, visto que as lives geram credibilidade e aumentam a autoridade da página.

O engajamento é maior por causa da interação que a plataforma possui, quanto os comentários em tempo real que você pode responder, a proximidade com o usuário que a Live permite, cria um relacionamento e traz pra sua empresa, um telespectador que possa virar um cliente.

A interação por conta da live chegar a ser duas vezes maior do que as outras postagens, como links, imagens e texto. Então, não tem porque perder tempo. Aqui vão algumas dicas para você fazer uma Live

 

1 – Vídeos de perguntas e respostas

Esse é o formato mais básico de começar a fazer Live no facebook, mas talvez é um dos que gere mais engajamento na sua página.

Receber as dúvida e questionamentos do seu público, além de criar um diálogo com o usuário, faz com quem que você entenda suas dores ou necessidades, e pode gerar insights para próximas Lives, para explicar algo específico.

O feedback é instantâneo e você tem a oportunidade de agarrar quem está interessado na sua empresa.

Esse formato de Live pode ir do mais simples ao mais elaborado. Pode ser você esclarecendo algumas dúvidas ou você pode trazer alguma autoridade do seu segmento para tratar de assuntos relacionados a sua empresa.

A questão de perguntas e respostas gera bastante credibilidade, porque você se torna alguém que é expert em algo ou que tem a disponibilidade de ajudar quem precisa de informação.

Ou seja, a sua empresa pode ser vista como autoridade, mas não apenas com vídeo de pergunta e respostas, outros formatos que ainda vou citar contribuem para o crescimento da empresa.

Não deixe de responder seus telespectadores, criando expectativas no mesmo, e deixando a desejar no ao vivo.

 

Live no Facebook para vender mais

 

2 – Ensine-os como fazer algo

A regra principal e primordial para entregar qualquer tipo de conteúdo para a sua audiência é fornecer valor em tudo o que você faz.

Uma maneira de entregar aos usuários valor, é transmitir algum conhecimento novo, ensinar algo que eles não saibam. Esse tipo de vídeo é extremamente útil para o cliente.

Um segmento que utiliza bastante dessa estratégia, são os ramos alimentícios, seja a empresa um vendedor de algum produto ou algum restaurante. Ensinar uma receita é sempre uma opção certeira.

Mas todas as lojas têm algum ensinamento que possam passar, desde que ele seja útil, está valendo. Nunca é demais aprender e ensinar.

Esse formato também contribui fortemente para a credibilidade e autoridade criada pela marca. Ainda mais que o anterior, vídeos desse tipo fazem com que o usuário volte mais vezes.

 

3 – Anuncie um novo produto ou serviço

Até agora esses formatos contribuíram para a credibilidade e autoridade da empresa, com esse modelo e junto com outros, é criado também a consciência de marca, a notoriedade da empresa.

Anunciar um novo produto por meio de uma Live faz com que a audiência crie expectativa, curiosidade e antecipação, gatilhos mentais que fazem sua marca ser lembrada.

Também faz com que os usuários presentes no Facebook se sintam privilegiados por receber as novidades em primeira mão e com detalhes que só serão mostrados ali.

Se você parou pra pensar e percebeu que não tem o que anunciar, nem agora e nem pra depois, tá na hora de uma novidade, né?

 

Anuncie novo produto na Live

4 – Explique e exiba um produto

Mas caso você não pense em lançar algo, você pode fazer uma Live para mostrar funcionalidades de um produto já existente. Não se preocupe por não ser algo novo, o importante é você mostrar o produto que você tem em tempo real.

Isso é bom pra você que não tem tantas habilidades em frente a câmera, pois está falando de algo que você já conhece, sem muita dificuldade. É uma maneira de ir criando experiência para quem não manja tanto do improviso.

 

Explique sobre um produto na Live

5 – Faça um tour ao vivo

Você não precisa necessariamente aparecer, mostrar alguém, ou um produto, você pode mostrar um ambiente, um lugar que seja de interesse e tenha relação com a sua empresa. Pode ser até mostrado o escritório da empresa.

Isso pode ser um ótimo jeito de promover a sua marca e ensinar os outros sobre os valores e interesses que movem a empresa.

 

6 – Transmita eventos ao vivo

Se você tem um evento para ir e quer exibir, esse é um bom momento para fazer consciência de marca. Se você tem algum evento regular, você pode transmitir. Não é preciso grande produção para isso. Não importa o tamanho e o orçamento da sua empresa, o importante é o conteúdo que você tem para mostrar.

 

7 – Forneça detalhes dos bastidores

Se está acontecendo algo na sua empresa é a hora de mostrar os bastidores, mostrar a empresa de um modo que não seria possível de ser mostrada em outra ocasião. Busque por conteúdo que anime e aumente a expectativa do cliente quanto a sua loja e mostre mais do que ele está acostumado a ver.

 

8 – Chame um convidado especial

Se você possui um pequeno negócio e acredita que não terá muita audiência por conta da quantidade de seguidores, uma opção é optar por alguém que já tenha um número bom de seguidores. A intenção é convidar alguém que vá te ajudar com o vídeo, que vá trabalhar com você. Comece com alguns superiores a você na pirâmide social, e já dará para fazer sucesso com essa técnica.

 

Conclusão

Para criar uma consciência de marca, e ter uma estratégia de marketing digital que realmente tenha resultados, aposte no Facebook Lives. De início serão poucas pessoas assistindo, mas criar autoridade é exatamente persistir para alcançar mais pessoas.

Tente criar um senso de exclusividade do seu conteúdo para que os seguidores se sintam especiais (não que eles não sejam).

 

O facebook possui as melhores ferramentas para marketing digital

 

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