Dicas 7 Erros comuns na página de Checkout. Corrija que ainda há tempo

7 Erros comuns na página de Checkout. Corrija que ainda há tempo

Por Jaqueline Piva em 9 de outubro de 2018

A página de checkout é uma das mais importantes de uma loja virtual, é ali que o cliente decide se vai ou não finalizar a compra. E apesar de ser a mais importante é a que mais causa desespero nos lojistas quando acontece o abandono de carrinho.

Mesmo que a sua página pareça estar bem estruturada, pode ser que alguns detalhes estejam provocando esse abandono e deixando a desejar.

Alguns erros são muito comuns e passam despercebidos, então fique atento e confira se sua página está fazendo com que o cliente deixe de comprar. Uma página otimizada de finalização de pedido pode ser responsável por aumento nas taxas de conversão. Abaixo vou listar alguns erros mais comuns.

 

1 – Quantidade de etapas

Se sua página possui mais de três etapas, já está fora do padrão necessário para um checkout otimizado. O número aceitável de etapas são três, mais que isso já enrolação e pode fazer o cliente desistir.

Um dos maiores motivos para os usuários realizarem compras online é a facilidade e a comodidade. Então não dificulte esse caminho, tudo que é mais simples e claro, tem melhores resultados. Não dê ao cliente a oportunidade de repensar na compra ou se irritar.

Páginas importantes para integrar o checkout: informações do cliente, método de pagamento e confirmação. Basicamente as mais importantes e necessárias.

 

2 – Formulários extensos

Você não é nenhum investigador, então não peça informações desnecessárias para um fechamento de compra. Formulários longos podem deixar os usuários confusos e com preguiça do fechamento da compra.

Peça as informações principais para emissão da nota fiscal, nada mais que isso, se sua loja possui cadastro de usuários, lá podem ser pedidos informações do endereço, e no momento da compra, serem preenchidos automaticamente.

O cliente precisa realizar esse passo sem ter nenhuma dúvida, por isso, você pode colocar instruções no momento de preenchimento. Caso informações sejam preenchidas erradas, avise-o no momento para que ele não tenha que voltar depois e realizar novamente o cadastro das informações.

 

3 – Poucas opções de pagamento

A comodidade que o usuário busca por comprar na web deve estender-se também as formas de pagamento. Ofereça diversas opções ao cliente para que a falta de opção não seja um motivo para o abandono de carrinho. Ofereça diferentes formatos, como por exemplo, cartão de crédito, boleto e o que mais estiver ao seu alcance.

 

Checkout otimizado aumenta as conversões

4 –Distrações na página

Sua página de checkout possui distrações? Links externos, menu, imagens, links de redes sociais, barra de pesquisa, tudo isso polui a página. Não dê a oportunidade do cliente se distrair, clicar em algo e acabar esquecendo e desistir da compra.

Deixe o caminho limpo e transparente, nada a mais do que o necessário para o fechamento da compra sem que o cliente perca o foco.

5 – Seu texto é claro?

Não tenha textos que confundam, isso em qualquer das etapas e botões. Tudo deve ser simples, objetivo, direto e ao mesmo tempo explicativo. Informe quais serão os próximos passos, o que deve ser feito, mas em frases curtas. Use as técnicas de copywriting para qualquer texto que for escrito.

O botão de call-to-action é um dos pontos mais importantes para o seguimento correto dos passos. Deixe claro o que irá acontecer quando o cliente clicar. Além disso o botão precisar ficar visível e em ponto estratégico, ele é o responsável pela conversão.

 

6 – Não mostrar a segurança do site

Grande responsável também por maioria das desistências dos carrinhos é a falta de segurança que o cliente sente por parte da loja, tanto para passar suas informações pessoais e de pagamento.

O seu papel é mostrar que sua loja é confiável. Se você ainda não faz isso, pode ter certeza que muitos clientes já deixaram de realizar compras por insegurança.

Para resolver esse problema deixe visível o seu selo de segurança, e se sua loja ainda não possui, providencie.  Essa é uma das únicas informações que podem conter na página além das necessárias para o fechamento de uma compra. Esses certificados aumentam a credibilidade do seu negócio.

Outra forma de passar segurança ao consumidor, é a página de finalização da compra, onde ele pode conferir seus dados, dados da compra, valores. Informe o número de pedido e o código de rastreamento da compra para que ele acompanhe o andamento do produto. Não deixe também de agradecer e de oferecer canais de suporte para qualquer dúvida e necessidade que venha existir.

 

Carrinho de compra de checkout

 

7 – Há possibilidade de voltar atrás?

Se tem algo que deixe o cliente em choque é o medo de não ter como voltar atrás no momento da compra. Não induza ele de forma que pense que não tem como se arrepender e voltar.

O fato de poder voltar as etapas anteriores já o deixa mais aliviado. Faça tudo parecer honesto e confiável, ninguém quer se sentir enganado.

 

Conclusão

Confira se você comete alguns desses erros e siga as nossas dicas. Com certeza um processo de compra inteligente e otimizado, rende muito mais. Ainda há tempo de fazer mudanças, esteja aberto há essas alterações, o seu cliente agradece. Fique atento aos detalhes e ofereça o melhor. Pensar na experiência do usuário e desenvolver um design voltado para UX faz toda a diferença.

 

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