Dicas 7 dicas para criar formulários que convertem mais

7 dicas para criar formulários que convertem mais

Por Jaqueline Piva em 18 de dezembro de 2018

Os formulários de conversão são as landing pages criadas para capturar e-mails, mas que podem variar de finalidades dependendo do negócio.

Essa é uma estratégia bastante utilizada para geração de leads, e para a captura de novos clientes. Para isso, os formulários têm grande importância, pois são eles os responsáveis pelo cadastro ou não dos usuários. Um formulário bem organizado irá render bons frutos.

Analise as dicas e modifique o que for necessário nas suas páginas ou então construa uma caso ainda não utilize essa estratégia.

 

1 – Número de campos do formulário

As pessoas sempre querem fazer as coisas o mais rápido possível, e preencher formulários é algo que ninguém acorda e sente vontade de fazer, por isso seja rápido e sucinto.

Quanto menos espaços a ser preenchidos, maiores os números de conversões, comprovadamente.

O recomendado é que os formulários tenham até 5 campos no máximo. Mais campos que isso, os números já caem.

Além de menores, 5 campos é o suficiente para coletar as informações necessárias (existem exceções em que haverá segmentos que necessitarão de muitos campos). Se você pede informações demais, o formulário se torna muito intrusivo, e em relação a passar informações na internet, as pessoas possuem muito receio.

Você precisa mesmo saber o sobrenome do lead? O faturamento dele? Informações com essas podem ser retiradas do formulário, e ficarem para um segundo contato.

 

Exemplo de formulário de inscrição

2 – Ofereça um incentivo para se inscrever

Por que as pessoas deveriam preencher seu formulário? Os inscritos precisam se beneficiar de algo e não só você.

Quando você oferece algo, os números de conversões aumentam consideravelmente. A questão é entregar uma boa proposta de valor para quem vai se inscrever.

Promoções como descontos, cupons promocionais funcionam bem, pois entregam valor financeiro para os usuários.

Deixe o que você irá oferecer visível para quem for se inscrever.

 

3 – Preenchimento automático

A velocidade e a praticidade são uma das razões pelas quais o seu formulário deve ter preenchimento automático. Você mesmo já deve ter preenchido um formulário com os dados automáticos e deve ter visto o quanto é prático.

Dependendo do navegador do visitante essas informações podem ser armazenadas. Quando ele começar a digitar, os dados irão aparecer automaticamente. Mas isso só ocorrerá se você programar no momento da criação dos campos dos formulários do site.

Essa é uma prática muito recomendada. Principalmente se você precisar colocar muitos campos no formulário.

 

4 – Integração com redes sociais

Outra maneira de simplificar o processo de preenchimento dos formulários para aumento de conversões é a inscrição por meio das redes sociais. Em dois ou três cliques e pronto, o usuário inscrito.

De maneira simples e rápida essa integração, mesmo que em um formulário curto, ajuda a converter mais.

 

5 –Colocação do formulário

A localização do formulário dentro da página também é importante. Não existe um local correto onde colocá-lo, isso vai depender de cada necessidade.  Porém, deve estar sempre posicionado estrategicamente.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual, a sua prioridade é vender os produtos, nesse caso o recomendado é que o formulário para captação de e-mail fique no rodapé da página.

Mas se a intenção é única e exclusiva de captar e-mails, ele deverá ganhar uma página de destino, ou pode ser um pop-up. A localização dele vai de acordo com a finalidade do mesmo.

 

6 – Informações incorretas

Acontece de algum usuário preencher os dados e errar. Isso faz com que a inscrição não seja completa. Acontece também muita desistência quando isso ocorre. Em alguns casos a página recarrega e a pessoa não sabe o porquê.

Realçar o erro do campo preenchido errado ou esquecido ajuda o usuário entender o que aconteceu, sem achar que foi algum erro do site.

Destaque em vermelho, flechas, texto explicativo, tudo é valido. No caso dos formulários extensos, não faça o usuário ficar procurando onde errou.

 

7 – Elimine distrações

Cada página tem a sua prioridade, e se a página de formulário é feita para converter, nada mais que ajude isso, deve ter na página.

Não tente fazer com que o usuário preencha os campos dos formulários, veja suas ofertas, o produto mais recente lançado, e o vídeo institucional da empresa.

Isso é complexo demais para um simples visitante. Não tem como focar a atenção em uma coisa só e ele pode deixar de fornecer seus dados.

Não coloque mais nada que faça com que o formulário perca o foco. Ela deve sim ter um bom design, mas não pode ter distrações.

 

Conclusão

Se você ainda não criou uma estratégia para capturar leads, invista na criação de formulários e siga essas dicas. Você irá ver o número de e-mail de possíveis clientes em suas mãos aumentar.

A partir disso é criar estratégias para fazer o lead caminhar pelo funil de vendas e ir nutrindo ele através do inbound marketing.

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