Dicas 12 Ferramentas do Google para o Marketing Digital

12 Ferramentas do Google para o Marketing Digital

Por Jaqueline Piva em 2 de outubro de 2018

Já falei do Google algumas vezes aqui, mas agora vim trazer algumas outras ferramentas que ele também disponibiliza para auxiliar a vida dos profissionais.

O Google está diariamente presente em nossas vidas, não conseguimos passar um dia sem pesquisar algo. Além de parecer para muitos que é só um buscador de pesquisa, existem muitas outras funções que não conhecemos.

Para os profissionais da área de marketing, e para aqueles que praticam atividades relacionadas, o Google ajuda bastante com as suas ferramentas. Vou mostrar algumas que talvez você não conheça, mas que pode ser muito útil.

Planejadas para traçarem uma estratégia que acompanhe todas as etapas para fechar uma venda, as ferramentas seguem cada passo e tem suas finalidades definidas de acordo com as necessidades de quem faz o marketing e do público-alvo.

 

Ferramentas para atração de visitantes

Motor de busca do google

O Google é o maior motor de busca do mundo. Estar alinhado com as métricas de SEO, é garantir visibilidade no meio de tanta concorrência, distribuída pelo mundo todo. Entender e dominar esse canal é garantir melhores resultados para os seus produtos. Quando falamos de Google sua principal fonte e forma de conseguir público é de forma orgânica e ninguém melhor que ele para isso.

 

Google Search Console

As ferramentas do Google Search Console ajudam você avaliar o desempenho do seu site, a quantidade de tráfego e como está o posicionamento nas pesquisas. Ele ajuda você entender se o seu site está otimizado e o que é necessário fazer para melhorar. Ele te dá relatórios e aponta cada erro do site que precisa ser consertado.

 

Google keyword Planner

Como o próprio nome sugere, ele é um planejador de palavras-chave do Google. Visando melhorar as estratégias de marketing de conteúdo, ele te dá o que o público quer saber, e aí é só desenvolver o material.

O uso adequado de palavras-chave é o que vai definir se o seu site, blog, vai ser bem posicionado ou não. Pra quem já trabalhou com SEO sabe que o ponto mais importante no alinhamento do site com as técnicas, ter boas palavras-chave é o melhor caminho. A ferramenta oferece lista de termos relevantes, média de número das pesquisas mensais e nível de concorrência.

Os conteúdos produzidos poderão ter mais qualidade por estarem alinhado com o que o Google te deu como opção, segundo o que está em alta.

 

Google Suggest

O Google Suggest é o autocomplete do Google, aquele que sugere as palavras quando você começa a digitar e aparece uma sugestão. O autocomplete consegue entender quais os termos relacionados aquela busca e quais estão sendo mais pesquisados com um maior volume.

É possível através dessa sugestão compreender o que o público tem de dores e necessidades. Na produção de conteúdo saber quais os termos mais procurados podem nortear a produção. Ficar por dentro disso é um bom começo para iniciar uma criação.

 

Google Alerts

O Google Alerts é usado para acompanhar as atualizações sobre temas que sejam do seu interesse. Você escolhe termos para que sejam monitorados para receber atualizações de tudo que seja referente ao tema dentro do Google. Da até pra saber o que falam sobre o seu produto.

Com todas essas atualizações que podem ser até diárias você pode acompanhar tudo sobre as palavras-chave que servem para você e tirar insights dos conteúdos já produzidos.

 

Google Trends

Para deixar a sua estratégia de atração ainda mais assertiva, existe o Google Trends, umas das ferramente que mais podem ajudar na produção de conteúdo. É difícil ter que escolher assunto que irão ser interessantes ao público dentro da estratégia.

O Google Trends traz um ranking do que está mais sendo pesquisado no mundo inteiro dentro de um determinado tempo. Você pode pesquisar um termo e saber em quais regiões ele é mais pesquisado, como se dá as varáveis da pesquisa e explorar as tendências.

 

Google Ads

O Google Ads, antigo Google Adwords, é uma das mais antigos e mais usadas ferramentas do Google. Basicamente o que o Ads faz é permitir que você anuncie online nos resultados de busca do Google e em sites parceiros diretamente para o público interessado. Nesse post você pode conferir todos os modelos de anúncios que o Google Ads tem.

Ele ajuda a anunciar seu produto ou serviço pra quem realmente tem interesse, ou que demonstrou algum interesse. Você pode escolher palavras chaves que sejam únicas para você e criar anúncios segmentados.

 

Ferramentas do Google

Ferramenta para Geração de Leads

Google Forms

O Google Forms é o formulário do Google para realizar pesquisas. Com ele você consegue montar questionários, com campos personalizados de acordo com a necessidade da sua pesquisa, pode escolher as cores e usar seu logotipo.

A coleta dos resultados vem acompanhada das respostas organizadas e automática, com informações e gráficos com os dados. Você pode levantar um relatório completo para fazer as análises para ter noção dos resultados e traçar o perfil dos seus leads, por exemplo.

Além da geração de leads em si, através das informações colhidas, você pode levantar dados através da pesquisa, para traçar estratégias.

 

Youtube

O Youtube está entre um dos três sites mais acessados no mundo, juntamente com o Google e o Facebook e é também a segunda ferramenta de busca mais utilizada. Isso mostra a força que os vídeos têm em relação as buscas.

O Youtube funciona como uma porta de entrada para o seu site. E é uma boa oportunidade para gerar leads através de CTAs, ajuda a melhorar o posicionamento nos buscadores e se aproxima do público-alvo.

 

Planilhas

É o excel do Google, por ser na nuvem, tem grande vantagem, pois só basta conexão com a internet e você pode acessar de qualquer dispositivo. Tem sua utilidade dentro da geração de leads por ser uma ótima ferramenta para criação de planilhas para oferta como material educativo para a captura de leads. Esse tipo de conteúdo gera maior engajamento, e leads qualificados que usarão a planilha.

 

Ferramenta para Vendas

Google Shopping

O Google Shopping é o lugar onde você anuncia seus produtos e faz conexão com a sua loja, assim facilita o posicionamento dos produtos no topo do Google. Os e-commerces se beneficiam muito por divulgar ali a sua loja e marca.

Os produtos competidores ficam lado a lado, e mesmo assim ainda é vantajoso já que a loja fica mais fácil de ser acessada. Os clientes podem comparar preços e acessar sua loja. O Google shopping é uma saída para quem ainda não tem posicionamento orgânico e não tem orçamento suficiente para investir em palavras-chave. Você personaliza a campanha dentro do Google Ads.

 

 

Análise

Google Analytics

Através do Google Analytics você pode acompanhar e ter relatórios sobre o número de visitas, os canais de onde os usuários vêm, tempo médio de permanência, comportamento das pesssoas, taxas de conversão, entre outros.

Com essa ferramenta as empresas têm em mãos informações necessárias para entender melhor o seu público e como está a performance de cada página, isso possibilita melhorias e otimizações. Sua maior vantagem é possibilitar dados reais para as empresas que podem investir para que de acordo com os números já obtidos eles possam melhorar.

 

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