Dicas 10 Dicas de como produzir um e-mail marketing que converte

10 Dicas de como produzir um e-mail marketing que converte

Por Jaqueline Piva em 11 de setembro de 2018

O e-mail marketing é usado dentro das campanhas de marketing digital, e é um dos canais que mais tem potencial quando o assunto é envolver o cliente com a empresa.

Essa estratégia faz parte da jornada do cliente, que visa nutrir, relacionar, vender e fidelizar os clientes de uma empresa. Para administrar a demanda de envios de e-mail marketing, a segmentação de contatos e a automação tornam mais eficazes as campanhas.

O uso do e-mail já sofreu quedas em números de usuários, mas no último ano se reergueu e hoje é canal preferido de muitas pessoas, ainda mais quando o assunto é oferta e promoção. Por muito tempo o e-mail marketing era sinônimo de spam e tinha um teor de ser muito invasivo.

Hoje em dia tem muito mais retorno do que outras medidas, visto que uma das suas principais características é entregar conteúdo certo para a pessoa certa.

Existem muitos tipos de e-mail que as empresas utilizam e para cada tipo de finalidade há um modelo de e-mail marketing para ser seguido:

Nutrir e educar – O objetivo desse e-mail é dar ao cliente soluções para os seus problemas, no qual a sua empresa pode resolve-lo. Assim a nutrição prepara o lead para o momento da compra.

Engajamento – o material desse e-mail serve para se mostrar presente para o cliente e ficar na mente do leitor, os conteúdos devem engajar os leads.

Promocional – os conteúdos promocionais têm a finalidade de fazer com que o cliente compre seu produto, seu serviço ou sua ideia.

Vendas – conteúdos focados em vender e oferecer a oferta da empresa.

Retenção – conteúdos de retenção servem para manter os contatos na base de leads.

 

Dicas para escrever um bom e-mail marketing

Escreva um bom assunto

A primeira forma de chamar atenção do seu lead é pelo assunto, por isso, ele deve ser criativo e interessante. Não use assuntos genéricos, faça dele o motivo do seu e-mail se aberto.

 

 

Dicas de e-mail marketing

 

Números

Utilizar número no assunto desperta a atenção do cliente, eles são atraentes, trazem informações e precisam da atenção do leitor para serem entendidos.

Ex: Aumente suas vendas em 50% / 5 dicas para você vender mais.

 

Número de caracteres

Assuntos dos e-mails muito longos podem ser cortados na visualização mobile, por isso é recomendado mantê-lo entre 20 e 40 caracteres. No desktop, o limite recomendado é de 70 caracteres.

 

Use variáveis

As pessoas recebem bastante e-mails, e são cientes da automação. Quando você usa o nome da pessoa usando variáveis dos e-mails, ela se sente especial e tem menos probabilidade de ignorar.

 

Use emojis

Os emojis tem o poder de humanizar o seu negócio, aumentando a proximidade entre cliente e marca. Mas não exagere, o uso de emojis deve ser coerente e discreto para não virar bagunça. Eles chamam a atenção e se destacam entre os outros tantos e-mails que chegam na caixa de entrada dos clientes.

 

Balanço entre texto e imagem

O recomendado é que o e-mail tenha 40% de imagem e 60% de texto, isso melhora consideravelmente a entregabilidade. Tenha esse balanço, tanto para melhorar a entrega, como para tornar esse mais agradável.

 

Palavras que remetem SPAM

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As palavras dos e-mails que geralmente vão para caixa de spam, devem ser evitadas, porque elas podem ser barradas pelos filtros.

Não deixe o e-mail longo

Um e-mail muito longo pode fazer com que o leitor perca o interesse em ler inteiro, além de dependendo o tamanho o provedor pode cortar o conteúdo. Se ela não clicar pra ver a imagem toda, você sai perdendo.

 

Tenha um CTA

É claro que não pode faltar o nosso querido call-to-action. É indispensável o uso dessa estratégia, principalmente quando há intenção de gerar leads, engajar ou vender.

Aqui podemos incluir a dica de dar valor as cores. Os botões devem ter uma cor que esteja de acordo com o resto do e-mail e que chame atenção.

 

Lista de contatos

Não use listas compradas, conhecidas como “frias”. Leads que não assinaram as listas e não estão engajados podem reagir mal ao seu e-mail e marcar você com spam, e seu domínio não terá reputação.

 

 

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